Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSúnega, Paula Beatriz Camargo-
dc.date.accessioned2016-08-19T11:50:34Z-
dc.date.available2016-08-19T11:50:34Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.citationSÚNEGA, Paula Beatriz Camargo. A Formação de professores nas tramas do virtual. 2016. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.330pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17627-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the cultural and aesthetics formation of teacher, and how they act as a co-author in the virtual environment. The reflection permeates on topics such as: The Information Age and the challenges of the teacher in the twenty-first century; teacher professional development and the multiple personal identities; the importance of cultural repertoire for teaching practice and the role of the teacher as co-author in the informational network. In addition to the theoretical reflections were conducted two focus groups with the participation of teachers with different graduations and working in various levels of education to discuss the presented topics. It was proposed to create a website for the teacher to sail and collaborate with posts on many cultural artifacts. For the construction of the content for the site, it developed a “daily creation”, which is the search information storage from multiple sources, such as academic papers, songs, websites, magazines, comics, blogs, books, photographs, advertisements, finally everything that can increase imagination and serve for the production of content. Data analysis of the focus group showed that teachers recognize the varied cultural repertoire makes for a good professional aplomb, but cannot actively participate in the local culture. It was also found that the teacher has difficulty manipulating information technology and communication and therefore, distance themselves from an active production network. The focus group contributed to building a website and posts on cultural artifacts. Production can be accessed at www.digitaldoprofessor.com.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInternet - Fontes de informaçãopt_BR
dc.subjectSociedade Informacionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRepertório culturalpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectThe information agept_BR
dc.subjectTeacher professional developmentpt_BR
dc.subjectCultural repertoirept_BR
dc.titleA Formação de professores nas tramas do virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856A2pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Ana Paula Bossler da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730772T0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257489U9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a refletir sobre a formação cultural e estética do professor, e como este atua como coautor no ambiente virtual. A reflexão perpassa sobre temas como: sociedade informacional e os desafios do professor no século XXI; a formação docente e as múltiplas identidades do sujeito; a importância do repertório cultural para a atuação docente e a atuação do professor como coautor na rede informacional. Além das reflexões teóricas, foram realizados dois grupos focais com a participação de professores, com formações variadas e que atuam em diversos níveis de ensino para discutir as temáticas apresentadas. Foi proposta a criação de um ambiente online para que o professor navegasse e colaborasse com postagens sobre artefatos culturais diversos. Para a construção dos conteúdos para o site, foi desenvolvido um diário de criação, que consiste no armazenamento de informações de pesquisa de várias fontes, tais como trabalhos acadêmicos, músicas, sites, revistas, quadrinhos, blogs, livros, fotografias, propagandas, enfim, tudo que possa fomentar o imaginário e servir para a produção de conteúdos. A análise dos dados do grupo focal mostrou que os professores apesar de reconhecerem que o repertório diversificado contribui para uma boa prática pedagógica, não conseguem se envolver nas manifestações culturais que o cerca. Também foi verificado que o professor possui dificuldade em manipular as tecnologias da informação e comunicação e que por esse motivo, se distanciam de uma produção ativa na rede. O grupo focal contribuiu com a construção de um site e postagens sobre artefatos culturais. A produção pode ser acessada no site www.digitaldoprofessor.com.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.330pt_BR
dc.orcid.putcode81753251-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessoresTramas.pdfDissertação2.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.