Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17627
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Formação de professores nas tramas do virtual
Autor(es): Súnega, Paula Beatriz Camargo
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Franco, Aléxia Pádua
Segundo membro da banca: Costa, Ana Paula Bossler da
Resumo: O presente estudo se propõe a refletir sobre a formação cultural e estética do professor, e como este atua como coautor no ambiente virtual. A reflexão perpassa sobre temas como: sociedade informacional e os desafios do professor no século XXI; a formação docente e as múltiplas identidades do sujeito; a importância do repertório cultural para a atuação docente e a atuação do professor como coautor na rede informacional. Além das reflexões teóricas, foram realizados dois grupos focais com a participação de professores, com formações variadas e que atuam em diversos níveis de ensino para discutir as temáticas apresentadas. Foi proposta a criação de um ambiente online para que o professor navegasse e colaborasse com postagens sobre artefatos culturais diversos. Para a construção dos conteúdos para o site, foi desenvolvido um diário de criação, que consiste no armazenamento de informações de pesquisa de várias fontes, tais como trabalhos acadêmicos, músicas, sites, revistas, quadrinhos, blogs, livros, fotografias, propagandas, enfim, tudo que possa fomentar o imaginário e servir para a produção de conteúdos. A análise dos dados do grupo focal mostrou que os professores apesar de reconhecerem que o repertório diversificado contribui para uma boa prática pedagógica, não conseguem se envolver nas manifestações culturais que o cerca. Também foi verificado que o professor possui dificuldade em manipular as tecnologias da informação e comunicação e que por esse motivo, se distanciam de uma produção ativa na rede. O grupo focal contribuiu com a construção de um site e postagens sobre artefatos culturais. A produção pode ser acessada no site www.digitaldoprofessor.com.
Abstract: This study aims to reflect on the cultural and aesthetics formation of teacher, and how they act as a co-author in the virtual environment. The reflection permeates on topics such as: The Information Age and the challenges of the teacher in the twenty-first century; teacher professional development and the multiple personal identities; the importance of cultural repertoire for teaching practice and the role of the teacher as co-author in the informational network. In addition to the theoretical reflections were conducted two focus groups with the participation of teachers with different graduations and working in various levels of education to discuss the presented topics. It was proposed to create a website for the teacher to sail and collaborate with posts on many cultural artifacts. For the construction of the content for the site, it developed a “daily creation”, which is the search information storage from multiple sources, such as academic papers, songs, websites, magazines, comics, blogs, books, photographs, advertisements, finally everything that can increase imagination and serve for the production of content. Data analysis of the focus group showed that teachers recognize the varied cultural repertoire makes for a good professional aplomb, but cannot actively participate in the local culture. It was also found that the teacher has difficulty manipulating information technology and communication and therefore, distance themselves from an active production network. The focus group contributed to building a website and posts on cultural artifacts. Production can be accessed at www.digitaldoprofessor.com.
Palavras-chave: Educação
Professores - Formação
Internet - Fontes de informação
Sociedade Informacional
Formação de professores
Repertório cultural
Internet
The information age
Teacher professional development
Cultural repertoire
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SÚNEGA, Paula Beatriz Camargo. A Formação de professores nas tramas do virtual. 2016. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.330
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.330
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17627
Data de defesa: 6-Mai-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormaçãoProfessoresTramas.pdfDissertação2.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.