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dc.creatorPereira, Agnaldo Damasceno-
dc.date.accessioned2016-08-16T12:49:08Z-
dc.date.available2016-08-16T12:49:08Z-
dc.date.issued2015-07-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Agnaldo Damasceno. As políticas educacionais em Minas Gerais e seu impacto no plano de carreira dos trabalhadores em educação (2003-2014). 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.334pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17618-
dc.description.abstractBased on the theoretical approach on the structure and functioning of the capitalist mode of production in the light of the Marxian perspective of Althusser, Poulanzas and Saes, the objective of this study is to describe and analyze the career path of the deployment process of education workers public state of Minas Gerais, in the context of neoliberal educational policies implemented in the period 2003-2014. This study will make use of the techniques of bibliographical and documentary research; to do so, we will try, at first, to establish the correspondence of this peculiar mode of production (capitalism) and the bourgeois state, trying to understand their legal and political structure, characterized by the right and the bourgeois bureaucracy, highlighting the importance of the state apparatus to conditioning ideologies and their structures for prescription of social practices. In the second phase, we will present to the prevailing ideologies School appear in the form of speech and legal and governmental practices in today's society. Finally, we will seek to understand the applicability of the theory studied in the concrete reality of educational public policies implemented in Minas Gerais, in the perspective of democratic government, modernized and efficient state, as opposed to the interests of the Single Union of Education Workers (Sind-UTE / MG). Thus, we can conclude that our work object is to analyze the educational policies of the bourgeois state, focusing on career path in the context of Minas Gerais, from 2003 to 2014, and its social, political and economic education for workers Minas Gerais state and the society today.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Minas Gerais – História – 2003-2014pt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectplano de carreirapt_BR
dc.subjectestrutura jurídico-políticapt_BR
dc.subjectState education policypt_BR
dc.subjectlegal and policy frameworkpt_BR
dc.titleAs políticas educacionais em Minas Gerais e seu impacto no plano de carreira dos trabalhadores em educação (2003-2014)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sarita Medina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772657H9pt_BR
dc.contributor.referee1Gil, Aldo Duran-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772180P2pt_BR
dc.contributor.referee2Cecílio, Sálua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782847P8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559398Y1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTomando como base a abordagem teórica sobre a estrutura e o funcionamento do modo de produção capitalista à luz da perspectiva marxiana de Althusser, Poulanzas e Saes, o objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o processo de implantação do plano de carreira dos trabalhadores da educação pública estadual de Minas Gerais, no contexto das políticas educacionais neoliberais implementadas no período 2003-2014. Este estudo se valerá das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental; para tanto, procuraremos, num primeiro momento, estabelecer a correspondência desse peculiar modo de produção (capitalista) e o Estado Burguês, buscando compreender sua estrutura jurídico-política, caracterizada pelo direito e o burocratismo burguês, destacando a importância do aparelho de Estado para o condicionamento das ideologias e suas estruturas para prescrição das práticas sociais. No segundo momento, apresentaremos com as ideologias preponderantes sobre a escola aparecem na forma de discurso e práticas legais e governamentais na sociedade atual. Finalmente, buscaremos entender a aplicabilidade da teoria estudada na realidade concreta, das políticas públicas educacionais implementadas em Minas Gerais, sob a ótica governamental do Estado democrático, modernizado e eficiente, em contraposição aos interesses do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE/MG). Assim, podemos concluir que nosso objeto de trabalho é analisar as políticas educacionais do Estado burguês, focando no plano de carreira, no contexto de Minas Gerais, no período de 2003 a 2014, e suas implicações sociais, políticas e econômicas para os trabalhadores da educação estadual mineira e para a sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration159pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.334por
dc.orcid.putcode81753242-
dc.crossref.doibatchid69dde809-677a-4149-b520-da7b54902e26-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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