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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17487
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Configurações de educação a distância: um estudo sobre os marcos e fatores |
Autor: | Pereira, Heliese Fabrícia |
Primer orientador: | França, Robson Luiz de |
Primer miembro de la banca: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Segundo miembro de la banca: | Boechat, Lorena Temponi |
Resumen: | A educação a distância tem crescido substancialmente nos últimos anos, seja pelo avanço tecnológico, seja por uma forma idealizada de democratização de acesso a educação. Os desafios da educação a distância no processo de ensino-aprendizagem perpassam por várias questões. Assim, a partir de algumas reflexões sobre a EaD, constituiu-se o objetivo principal desse trabalho que é: proceder à revisão bibliográfica de aspectos fundamentais para as concepções de educação a distância objetivando apresentar conceitos que suscitem uma análise acerca do tema. No intuito de alcançar tal objetivo, tornou-se necessário estabelecer como objetivos específicos responder algumas questões que norteariam o desenvolvimento do trabalho, a saber: a) Apresentar a fundamentação legal da educação a distância no Brasil; b) Apresentar aspectos terminológicos e teóricos nos referenciais teóricos da educação à distância; c) Analisar os aspectos que definidores de um modelo de educação a distância. Para responder a tais objetivos, esse trabalho está composto, além dessa introdução, de dois capítulos e das considerações finais. No capítulo 2, para a revisão dos conceitos em EaD foram tomados, além da legislação vigente, os estudos de Belloni (2001, 2002); Bévort e Belloni (2009); Maia e Mattar (2007); Rosini (2007); Oliveira (2014); Saviani (2007); Moran (2000); Moore e Kearsley (2007) e Preti (2002). No capítulo 3, para proceder a revisão bibliográfica acerca dos aspectos que definiriam um modelo de EaD foram escolhidos quatro aspectos considerados mais relevantes e que constituem frentes para se pensar EaD inserida nos propósitos da educação escolar, ou seja integrada às políticas, diretrizes, parâmetros e padrões de qualidade definidos para cada nível educacional e para o curso específico. Dessa forma discorreremos sobre as tecnologias da informação e comunicação; autonomia e interação; professor e tutor e ensino-aprendizagem. Nas Considerações Finais, parte final do trabalho, objetiva-se sintetizar algumas das análises realizadas no decorrer deste estudo. |
Abstract: | Distance education has experienced a huge grown in recent years, either by technological advance, either by an idealized form of education access democratization. In spite of the substantial growth, there are many issues regarding the teaching-learning process by distance education. The main objective of this work is to make a literature review of key points that should be addressed for the educational concepts in the distance distance education process. In order to achieve this goal, it became necessary to establish specific objectives to answer questions which orientate the work development, namely: a) the legal basis of distance education in Brazil; b) the terminology and theoretical framework aspects of distance education; c) the analyzes of the aspects that define a distance education model. To meet these objectives, this work consists of an introduction, two chapters and the final remarks. In chapter 2, for the revision of concepts in distance education were taken in addition to the current legislation, studies of Belloni (2001, 2002); Bévort and Belloni (2009); Maia and Mattar (2007); Rosini (2007); Oliveira (2014); Saviani (2007); Moran (2002); Moore and Kearsley (2007) and Preti (2002). In Chapter 3, we carry out a literature review about the aspects that define a distance education model. The aspects taken in account were those considered the most relevant and which constitute the forefront of DE thinking. They were policies, guidelines, parameters and quality standards defined for each educational level and the specific course. Thus we discussed information and communication technologies; autonomy and interaction; teacher and tutor and teaching and learning. In the final remarks, we synthesized the analyses performed during this study. |
Palabras clave: | Educação a distância Tecnologias da informação e comunicação (TICs) Ensino-aprendizagem Legislação EaD Distance education Information and communication technologies (ICTs) Teaching and learning DE legislation Ensino a distância Tecnologia da informação Ensino auxiliado por computador Ensino a distância x Legislação z Brasil Comunicação e tecnologia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | PEREIRA, Heliese Fabrícia. Configurações de educação a distância: um estudo sobre os marcos e fatores. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.254 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.254 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17487 |
Fecha de defensa: | 28-abr-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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