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dc.creatorPereira, Heliese Fabrícia-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:51Z-
dc.date.available2016-03-29-
dc.date.available2016-06-22T18:48:51Z-
dc.date.issued2015-04-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Heliese Fabrícia. Configurações de educação a distância: um estudo sobre os marcos e fatores. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.254por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17487-
dc.description.abstractDistance education has experienced a huge grown in recent years, either by technological advance, either by an idealized form of education access democratization. In spite of the substantial growth, there are many issues regarding the teaching-learning process by distance education. The main objective of this work is to make a literature review of key points that should be addressed for the educational concepts in the distance distance education process. In order to achieve this goal, it became necessary to establish specific objectives to answer questions which orientate the work development, namely: a) the legal basis of distance education in Brazil; b) the terminology and theoretical framework aspects of distance education; c) the analyzes of the aspects that define a distance education model. To meet these objectives, this work consists of an introduction, two chapters and the final remarks. In chapter 2, for the revision of concepts in distance education were taken in addition to the current legislation, studies of Belloni (2001, 2002); Bévort and Belloni (2009); Maia and Mattar (2007); Rosini (2007); Oliveira (2014); Saviani (2007); Moran (2002); Moore and Kearsley (2007) and Preti (2002). In Chapter 3, we carry out a literature review about the aspects that define a distance education model. The aspects taken in account were those considered the most relevant and which constitute the forefront of DE thinking. They were policies, guidelines, parameters and quality standards defined for each educational level and the specific course. Thus we discussed information and communication technologies; autonomy and interaction; teacher and tutor and teaching and learning. In the final remarks, we synthesized the analyses performed during this study.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TICs)por
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLegislação EaDpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectInformation and communication technologies (ICTs)eng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectDE legislationeng
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectEnsino a distância x Legislação z Brasilpor
dc.subjectComunicação e tecnologiapor
dc.titleConfigurações de educação a distância: um estudo sobre os marcos e fatorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707907U6por
dc.contributor.referee2Boechat, Lorena Temponi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137191P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320701P9por
dc.description.degreenameMestre em Tecnologias, Comunicação e Educaçãopor
dc.description.resumoA educação a distância tem crescido substancialmente nos últimos anos, seja pelo avanço tecnológico, seja por uma forma idealizada de democratização de acesso a educação. Os desafios da educação a distância no processo de ensino-aprendizagem perpassam por várias questões. Assim, a partir de algumas reflexões sobre a EaD, constituiu-se o objetivo principal desse trabalho que é: proceder à revisão bibliográfica de aspectos fundamentais para as concepções de educação a distância objetivando apresentar conceitos que suscitem uma análise acerca do tema. No intuito de alcançar tal objetivo, tornou-se necessário estabelecer como objetivos específicos responder algumas questões que norteariam o desenvolvimento do trabalho, a saber: a) Apresentar a fundamentação legal da educação a distância no Brasil; b) Apresentar aspectos terminológicos e teóricos nos referenciais teóricos da educação à distância; c) Analisar os aspectos que definidores de um modelo de educação a distância. Para responder a tais objetivos, esse trabalho está composto, além dessa introdução, de dois capítulos e das considerações finais. No capítulo 2, para a revisão dos conceitos em EaD foram tomados, além da legislação vigente, os estudos de Belloni (2001, 2002); Bévort e Belloni (2009); Maia e Mattar (2007); Rosini (2007); Oliveira (2014); Saviani (2007); Moran (2000); Moore e Kearsley (2007) e Preti (2002). No capítulo 3, para proceder a revisão bibliográfica acerca dos aspectos que definiriam um modelo de EaD foram escolhidos quatro aspectos considerados mais relevantes e que constituem frentes para se pensar EaD inserida nos propósitos da educação escolar, ou seja integrada às políticas, diretrizes, parâmetros e padrões de qualidade definidos para cada nível educacional e para o curso específico. Dessa forma discorreremos sobre as tecnologias da informação e comunicação; autonomia e interação; professor e tutor e ensino-aprendizagem. Nas Considerações Finais, parte final do trabalho, objetiva-se sintetizar algumas das análises realizadas no decorrer deste estudo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.254por
dc.orcid.putcode81753952-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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