Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17486
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Crises de imagem na mídia proposta de guia de prevenção e análise para agentes políticos
Autor: Grôppo, Leandro Barreto
Primer orientador: Sousa, Gerson de
Primer miembro de la banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo miembro de la banca: Paiero, Denise Cristine
Resumen: É comum que as crises políticas se tornem preocupação quando já estão instaladas, ou em vias de serem expostas, ocasionando ações reativas de limitadas conseqüências. A atual crescente ocorrência de casos tende a tornar o processo auto-reprodutivo, como foco e atenção da mídia, levando à redução da confiança social, da qual depende a legitimidade das instituições e agentes políticos. Além de criar um ambiente de ceticismo na opinião pública, que acaba por agravar o clima de debilidade da democracia representativa. Apesar da quantidade de crises de vários tipos envolvendo agentes políticos na história, há escassez de literatura sobre o tema, especialmente em relação ao modo analítico e prático que vise atenuar e mesmo evitar tais situações. É neste cenário que o presente trabalho se insere, com a finalidade de proporcionar à sociedade, em especial aos políticos e profissionais da comunicação política, conhecimentos e informações a serem utilizadas em casos reais, através de um plano de aplicação, em formato de guia prático, que colabore com a dinâmica social no ambiente emocional atípico das crises de imagem. Com o objetivo especial de promover a atitude de prevenção para que as crises não ocorram; e, em caso de serem inevitáveis, ter o menor impacto possível sobre a imagem do agente político e da instituição a que possa estar ligado, utiliza-se ao longo do texto exemplos diversos para proporcionar possibilidades de aplicação aos vários tipos de ocorrência. Dentro do aspecto funcional da proposta, são apresentadas as fases a serem ultrapassadas em planejamentos de gestão de crises, em conjunto com os fatores analíticos a serem levantados, como instrumentos de prevenção e análise de crises de imagem de agentes políticos na mídia. De modo a permitir a estabilidade do sistema democrático com a mudança de comportamento de seus atores, no que tange ao zelo pela reputação e, conseqüentemente, tornando prática o cultivo de valores sociais positivos. Caminhos que poderão ser percorridos para auxiliar na sustentação da confiança nas lideranças políticas, mandatos e governos.
Abstract: It is common for political crises to concern only when they are already installed or in the process of being exposed, causing reactive actions of limited consequences. The actual increasing occurrence of cases tends to become a self-reproductive process, with focus and media attention, leading to reduced social trust, in which the legitimacy of institutions and politicians depends on. Besides creating a skepticism\'s environment in public opinion, it exacerbates the weakness climate of representative democracy. Despite the great crises amount of several kinds involving politicians in the history, there is a shortage literature on this subject, especially with regard of analytical and practical way that aims to mitigate and even avoid such situations. Against this backdrop, the present work is related, in order to provide the society, especially on the political and political and communication\'s professionals, knowledge and information to be used in real cases, through an implementation plan, in practical guide format that collaborate with the social dynamics on the atypical emotional environment of the crises\'s image. With the special purpose of promoting the prevention of attitude so that crises do not occur; and, if in case of them to be inevitable, to have the least impact as possible on the political agent image and at the institution which can be related on, it is used throughout the text several examples to provide various application possibilities in various possible occurrence\'s types. Within the functional aspect of the proposal, the phases are shown to be overcome in crisis management planning, together with analytical factors to be raised, as instruments of prevention and analysis of politicians crisis image in the media. To become able the stability of democratic system with behavior changing of its actors, with respect to zeal for the reputation and consequently making practice and cultivation of positive social values. Paths that can be covered to assist in sustaining the confidence of political leadership, mandates and governments.
Palabras clave: Crise
Comunicação
Política
Imagem
Gestão de crises
Crisis
Communication
Politics
Image
Crisis management
Marketing político
Campanha eleitoral
Mídia digital - Aspectos políticos
Midia (Publicidade)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: GRÔPPO, Leandro Barreto. Crises de imagem na mídia proposta de guia de prevenção e análise para agentes políticos. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.278
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.278
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17486
Fecha de defensa: 29-may-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CrisesImagemMidia.pdf2.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.