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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Educação Física e suas concepções críticas: proposta de um portal eletrônico na área de Educação Física escolar
metadata.dc.creator: Santos, Fernando Teixeira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Guilherme Saramago de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Wander
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em um relatório técnico desenvolvido com a finalidade de propor e apresentar a proposta de um produto, conforme requisitos para a obtenção do título de mestre em Tecnologias, Educação e Comunicação. O produto desenvolvido é um portal eletrônico intitulado Portal Educação Física e suas Concepções Críticas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o referido portal, que tem como meta propor conteúdos e leituras reflexivas e críticas acerca do cenário da Educação Física escolar. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento teórico, o qual buscou fazer um resgate acerca dos aspectos relacionados ao trabalho, com aproximações à Educação e Educação Física. Em seguida, foi apresentado o desenvolvimento do produto em seus aspectos técnicos e de implementação, para, enfim, fazer uma discussão acerca das inferências de um portal, na busca de uma Educação Física crítica. Acerca do contexto do trabalho, baseou-se em Marx, ao explanar acerca da luta de classes na possibilidade de considerar o diálogo e a busca de sentidos na superação de um trabalho estranhado e alheio aos anseios da classe trabalhadora. Tal referencial se aproxima da proposta de uma Educação Física que preza por centrar-se no aluno como sujeito de sua transformação e permanente construção de mundo. Neste sentido, a Educação Física, em sua perspectiva histórico-crítica, dá subsídios na formação histórica e cultural do aluno, que culmina em uma prática conscientizadora e crítica. Com isso, tornou-se possível repensar o exercício de se apropriar dos estudos da Educação Física de forma ampla e com possibilidade da crítica, conforme é a finalidade do portal. Portanto, estruturar um portal eletrônico com a organização e apresentação de textos, materiais didáticos, espaços de discussão e referências a produções científicas, além de um glossário específico da Educação Física escolar, promove um novo espaço em que profissionais, docentes, acadêmicos e demais interessados na temática, possam reunir, buscar leituras, reflexões e, consequentemente, subsídios para compreenderem a Educação Física muito além de um componente curricular, mas em sua essência.
Abstract: This paper consists of a technical report developed in order to propose and present the proposal of a product, as requirements for obtaining a master\'s degree in Technology, Education and Communication. The developed product is an electronic portal called Portal Physical Education and their Conceptions Reviews. In this sense, the objective of this paper is to present the said portal, which aims to offer content and reflective readings and critiques about school physical education setting. To achieve the proposed objective, it conducted a theoretical survey, which sought to make a rescue about aspects related to work, with approaches to Education and Physical Education. Then the development of the product was presented in its technical aspects and implementation, to finally make a discussion about the inferences of a website, the search for a critical Physical Education. About the work environment, was based on Marx, to explain about the class struggle in the possibility of considering the dialogue and the search for ways to overcome an estranged work and oblivious to the concerns of the working class. Such a framework approach of the proposal of a physical education that values by focusing on the student as the subject of its transformation and permanent construction world. In this sense, Physical Education, in its historical and critical perspective, gives subsidies in the historical and cultural background of the student, which culminates in an awareness-and critical practice. As a result, it became possible to rethink the year to appropriate the studies of physical education broadly and with possibility of criticism, as is the purpose of the portal. Thus structuring an electronic portal to the organization and presentation of texts, educational materials, discussion spaces and references to scientific production, in addition to a specific glossary of school physical education, promotes a new space in which professionals, teachers, academics and other interested parties in the subject, can meet, get readings, reflections and hence subsidies for understanding the physical education far beyond a curricular component, but in its essence.
Keywords: Educação Física
Educação Física crítica
Portal eletrônico
Produto
Physical Education
Critical Physical Education
Electronic portal
Product
Educação Física - sites da web
Educação Física - estudo e ensino - tecnologia
Educação Física - inovações tecnológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Citation: SANTOS, Fernando Teixeira dos. Educação Física e suas concepções críticas: proposta de um portal eletrônico na área de Educação Física escolar. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17485
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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