Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnjos, Mayara Abadia Delfino dos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:50Z-
dc.date.available2015-12-04-
dc.date.available2016-06-22T18:48:50Z-
dc.date.issued2015-02-21-
dc.identifier.citationANJOS, Mayara Abadia Delfino dos. Comunicação pública da ciência no ensino superior: diagnóstico preliminar e proposições sobre a divulgação científica na Universidade Federal de Uberlândia. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.82por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17478-
dc.description.abstractThis research examined the public communication of science in higher education, specifically in the Federal University of Uberlândia. The work of the corpus consist with literature review on public communication policies, communication plan, information and communication flows, public communication in HEIs, scientific communication in HEIs, observation group of the university, research sites and documents institution, interview with the rector of the institution and director of the communication department. From all this data collected, it was possible to verify that the Federal University of Uberlândia practice public communication of science, as proposed by the literature and its experts. The results showed that there are many problems in information flows at the University and this should be improved to, in fact, communication is practiced as they say theories, in order to achieve results through communication. There have been some proposals to improve these flows and presented a process flow diagram for a better quality of public communication in development processes of science.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectIESpor
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.subjectPolíticas de comunicaçãopor
dc.subjectFluxos de comunicaçãopor
dc.subjectPlano de comunicaçãopor
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectScientific communicationeng
dc.subjectFederal University of Uberlândiaeng
dc.subjectCommunication policieseng
dc.subjectCommunication flowseng
dc.subjectCommunication planeng
dc.subjectTelecomunicaçõespor
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândia - comunicaçãopor
dc.subjectComunicação na ciênciapor
dc.subjectComunicação na educaçãopor
dc.titleComunicação pública da ciência no ensino superior: diagnóstico preliminar e proposições sobre a divulgação científica na Universidade Federal de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707907U6por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roberio Marcelo Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773971P4por
dc.contributor.referee2Spannenberg, Ana Cristina Menegotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771575J7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448055Y5por
dc.description.degreenameMestre em Tecnologias, Comunicação e Educaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou a comunicação pública da ciência no ensino superior, mais especificamente na Universidade Federal de Uberlândia. O corpus do trabalho compõem-se com revisão bibliográfica sobre políticas públicas de comunicação, plano de comunicação, fluxos de informação e comunicação, comunicação pública nas IES, comunicação científica nas IES, grupo de observação com servidores da universidade, pesquisa em sites e documentos da instituição, entrevista com reitor da instituição e diretora do departamento de comunicação. A partir de todos esses dados coletados, foi possível verificar se a Universidade Federal de Uberlândia pratica a comunicação pública da ciência, como propõe a literatura e seus especialistas. Os resultados mostraram que existem muitos problemas nos fluxos de informações da Universidade e isso deve ser melhorado para, de fato, a comunicação ser praticada como dizem as teorias, para poder se alcançar resultados através da comunicação. Foram feitas algumas propostas para melhorar esses fluxos e apresentado um fluxograma de processo para uma melhor qualidade nos processos de desenvolvimento de comunicação pública da ciência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.82por
dc.orcid.putcode81753960-
dc.crossref.doibatchidabbcb0d9-32ed-43d0-89c2-9d1aa90f3674-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunicacaoPublicaCiencia.pdf5.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.