Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17472
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Docência universitária: utilização das TIC s no desenvolvimento da prática pedagógica |
Autor: | Cardoso, Márcia Regina Gonçalves |
Primer orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primer miembro de la banca: | Sousa, Gerson de |
Segundo miembro de la banca: | Batista, Gustavo Araújo |
Resumen: | A questão norteadora da pesquisa é identificar quais os saberes relacionados às TIC s o professor do Ensino Superior dos cursos de licenciaturas deve dominar para integrar adequadamente as tecnologias em suas aulas, de modo a contribuir para a melhoria da sua prática pedagógica. O objetivo geral do presente estudo é sistematizar os principais saberes que os professores do Ensino Superior precisam dominar para a adequada integração das TIC s, contribuindo para qualificar melhor a sua prática pedagógica. A pesquisa é qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica e pretende levantar o atual estágio de conhecimento sobre o tema pesquisado. No desenvolvimento da presente pesquisa, foram selecionados trabalhos recentes sobre o assunto, para estudar e conhecer o que tem sido escrito sobre o tema; quais os achados importantes; o que os pesquisadores têm publicado recentemente. O material da pesquisa são artigos, dissertações, teses e livros sobre o tema. Preliminarmente, foi analisada a crise da Educação na contemporaneidade, a partir da tríade sociedade/Educação/paradigma e as implicações decorrentes disso. No segundo capítulo, o objetivo foi conhecer o professor universitário a partir da análise do seu espaço de atuação, sua formação para o exercício da docência, seus processos de identificação profissional e sua prática. No terceiro capítulo pretendia-se descobrir as características pessoais e profissionais que compõem o perfil de um bom professor no século XXI. Finalmente, chegou-se ao ponto principal do presente trabalho, que foi identificar quais são os saberes relacionados às TIC s que os professores do Ensino Superior precisam dominar para promoverem mudanças qualitativas na sua prática pedagógica. |
Abstract: | The guiding question of this research is to identify which knowledge is required for university professors on the proper use of new information technologies and communication in their classes in undergraduate courses. This study aims to systematize the main kind of knowledge required to professors in order to contribute effectively training new teachers to integrate ICT in their pedagogical practice. This is a qualitative and theoretical investigation that aims to describe the current stage ok knowing the studied subject. We studied recent researches on this theme published from 2009 and 2013, in order to identify what has been published, which are the significant findings as well what Brazilian researchers have studied and written in the late years. Research material was formed by papers, dissertations, thesis and books on this subject. Initially we analyzed the school current crisis, the relationship between society and school paradigms as well its implications. We also present the conceptions of computer in school, the teachers posture against it and the relativization of ICT\'S in the process of pedagogical change. Due to the significant role that Basic education teachers play in this process and the fact that they are not being properly trained to operate in this new context it is important to know which are the institutions that prepare these teachers as well the process of their training, their identification processes and its performance in different formats of Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil. So we arrived at the main point of this work that is to research, identify and systematize essential knowledge to these teachers practice in Higher Education in order to train them properly to use ICTs to improve learning process. |
Palabras clave: | Formação Prática pedagógica Saberes docentes Identificação TIC s Training Pedagogical practice Teachers knowledge Identification ICTs Professores universitários - Formação Ensino superior Tecnologia educacional |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves. Docência universitária: utilização das TIC s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.540 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.540 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17472 |
Fecha de defensa: | 16-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DocenciaUniversitariaUtilizacao.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.