Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Márcia Regina Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:48Z-
dc.date.available2015-05-20-
dc.date.available2016-06-22T18:48:48Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationCARDOSO, Márcia Regina Gonçalves. Docência universitária: utilização das TIC s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.540por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17472-
dc.description.abstractThe guiding question of this research is to identify which knowledge is required for university professors on the proper use of new information technologies and communication in their classes in undergraduate courses. This study aims to systematize the main kind of knowledge required to professors in order to contribute effectively training new teachers to integrate ICT in their pedagogical practice. This is a qualitative and theoretical investigation that aims to describe the current stage ok knowing the studied subject. We studied recent researches on this theme published from 2009 and 2013, in order to identify what has been published, which are the significant findings as well what Brazilian researchers have studied and written in the late years. Research material was formed by papers, dissertations, thesis and books on this subject. Initially we analyzed the school current crisis, the relationship between society and school paradigms as well its implications. We also present the conceptions of computer in school, the teachers posture against it and the relativization of ICT\'S in the process of pedagogical change. Due to the significant role that Basic education teachers play in this process and the fact that they are not being properly trained to operate in this new context it is important to know which are the institutions that prepare these teachers as well the process of their training, their identification processes and its performance in different formats of Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil. So we arrived at the main point of this work that is to research, identify and systematize essential knowledge to these teachers practice in Higher Education in order to train them properly to use ICTs to improve learning process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectTIC spor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectTeachers knowledgeeng
dc.subjectIdentificationeng
dc.subjectICTseng
dc.subjectProfessores universitários - Formaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.titleDocência universitária: utilização das TIC s no desenvolvimento da prática pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.contributor.referee1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771584E6por
dc.contributor.referee2Batista, Gustavo Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776463Y3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4609356J3por
dc.description.degreenameMestre em Tecnologias, Comunicação e Educaçãopor
dc.description.resumoA questão norteadora da pesquisa é identificar quais os saberes relacionados às TIC s o professor do Ensino Superior dos cursos de licenciaturas deve dominar para integrar adequadamente as tecnologias em suas aulas, de modo a contribuir para a melhoria da sua prática pedagógica. O objetivo geral do presente estudo é sistematizar os principais saberes que os professores do Ensino Superior precisam dominar para a adequada integração das TIC s, contribuindo para qualificar melhor a sua prática pedagógica. A pesquisa é qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica e pretende levantar o atual estágio de conhecimento sobre o tema pesquisado. No desenvolvimento da presente pesquisa, foram selecionados trabalhos recentes sobre o assunto, para estudar e conhecer o que tem sido escrito sobre o tema; quais os achados importantes; o que os pesquisadores têm publicado recentemente. O material da pesquisa são artigos, dissertações, teses e livros sobre o tema. Preliminarmente, foi analisada a crise da Educação na contemporaneidade, a partir da tríade sociedade/Educação/paradigma e as implicações decorrentes disso. No segundo capítulo, o objetivo foi conhecer o professor universitário a partir da análise do seu espaço de atuação, sua formação para o exercício da docência, seus processos de identificação profissional e sua prática. No terceiro capítulo pretendia-se descobrir as características pessoais e profissionais que compõem o perfil de um bom professor no século XXI. Finalmente, chegou-se ao ponto principal do presente trabalho, que foi identificar quais são os saberes relacionados às TIC s que os professores do Ensino Superior precisam dominar para promoverem mudanças qualitativas na sua prática pedagógica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.540por
dc.orcid.putcode81753975-
dc.crossref.doibatchida71e9400-5d7c-4fa7-9b9e-d11d8f6ee45b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaUniversitariaUtilizacao.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.