Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
Autor(es): Garcia, Lucas Venício
Primeiro orientador: Canobre, Sheila Cristina
Primeiro membro da banca: Mello, Irene Cristina de
Segundo membro da banca: Longhini, Iara Maria Mora
Resumo: O presente trabalho é uma análise de cunho documental em que se averigua, por meio de amostragem, dez subprojetos química da primeira edição (2007) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid. Tal análise objetivou determinar as principais concepções relacionadas à formação docente (racionalidade técnica e racionalidade prática) que emergem a partir de tais documentos. Nessa perspectiva, inicialmente, foi necessário a realização de um estudo sobre a envergadura e filosofia do programa Pibid no bojo nacional. Em seguida, tornou-se oportuno um aprofundamento investigativo sobre o racionalismo técnico e prático, no viés da formação de educadores, uma vez que estes dois tipos de racionalidades são as matrizes epistemológicas adotadas para a realização desta pesquisa. A partir das concepções assimiladas a luz dos dois tipos de racionalidades estudadas, foi feita uma análise de dois subprojetos química do programa de bolsas da Capes de cada região do Brasil, totalizando dez documentos. Nessa análise constam as abordagens mais defendidas na primeira edição dos subprojetos química do Pibid. Foi possível também, correlacionar ora de maneira explícita ora de maneira implícita, a filosofia adotada pelos subprojetos com os dois tipos de racionalidades estudadas nessa dissertação. Uma das contribuições mais importantes desse estudo é ajudar a traçar quais os pressupostos, relacionados à formação de professores de química, que as Instituições de Ensino Superior do Brasil adotam para formar seus futuros educadores. Dessa maneira, conseguiremos comensurar a importância que o programa Pibid tem, na corrente época, para o sistema de formação de professores e professoras de nosso país.
Abstract: This study is an analysis of documentary stamp as it investigates, through sampling, ten subprojects chemistry of the first edition (2007) Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - Pibid. This analysis aimed to determine the main concepts related to teacher training (technical rationality and practical rationality) that emerge from such documents. In this perspective, initially, it was necessary to carry out a detailed study on the scope and philosophy of the program in the wake Pibid national. Then it became expedient for achieving a deeper investigative reporting on the technical and practical rationalism, the bias of teacher training, since these two types of matrices epistemological rationales are adopted to carry out the following survey. From conceptions assimilated the light of the two kinds of rationalities study, an analysis was made of two subprojects chemistry Capes scholarship program in each region of Brazil, totaling ten documents. This analysis included the approaches advocated in the first edition of subprojects chemistry Pibid. It was also possible to correlate either explicitly sometimes implicitly, the philosophy adopted by the subprojects with the two types of rationales studied in this thesis. One of the most important contributions of this study is to help outline what assumptions related to teacher training in chemistry, the Federal Institutions of Higher Education of Brazil adopted to form their future educators. Thus, we can commensurate to the importance that the program has Pibid, in current time, for the training system of teachers in our country.
Palavras-chave: Pibid
Subprojeto
Química
Formação docente
Subproject
Chemistry
Teacher training
Professores de química - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Referência: GARCIA, Lucas Venício. A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375
Data de defesa: 18-Jan-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasVenicio.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.