Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17274
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Bases de poder do supervisor, conflitos intragrupais e comprometimento organizacional e com a equipe : um estudo exploratório
Author: Guimarães, Vanessa da Fonseca
First Advisor: Martins, Maria do Carmo Fernandes
First member of the Committee: Paz, Maria das Graças Torres da
Second member of the Committee: Gomide Junior, Sinésio
Summary: A interação do indivíduo com seu meio, com sua organização, com seu supervisor, sua equipe e com os colegas é fundamental para que o empregado desenvolva atitudes, cognições e comportamentos que irão se refletir no tipo de comprometimento com a organização e no comprometimento afetivo com sua equipe de trabalho. Para investigar como se dão estas relações, este estudo teve como objetivo principal testar um modelo de predição de comprometimento organizacional e de comprometimento com a equipe pelos tipos de bases de poder do supervisor (recompensa, coerção, legítimo e perícia) e pelos os tipos de conflitos intragrupais na equipe de trabalho (de relacionamento e de tarefa). Para investigar estas relações um conjunto de instrumentos de medida validados e consistentes foi aplicado a 148 trabalhadores de empresas de Uberlândia e região. Foram realizadas análises descritivas, correlacionais e de regressão múltipla padrão, tendo as medidas de bases de poder do supervisor e conflitos intragrupais como variáveis dependentes. Os resultados indicaram que a base de poder de recompensa e tipo de conflito de relacionamento explicaram 30% da variância de comprometimento afetivo com a equipe. A base de poder de perícia e o tipo de conflito de relacionamento explicaram 24% do comprometimento organizacional afetivo do empregado. Os resultados foram discutidos à luz da literatura da área, tendo sido comparados com resultados de outros estudos empíricos. As conclusões deste estudo corroboram os achados da área e sugestões para novas pesquisas foram propostas.
Abstract: The interaction among the individual and his environment, his organization, his supervisor, his team and his colleagues that the employees will probably develop attitudes, cognitions e behaviors that will reflect the level of organization e team commitment expressed by the worker in his job. Its study presents as the principal objective test a prediction model considering the types of organization and team commitments as dependent variable and the types of supervisors power bases (coercion, reward, legitimate, and expert) and the types of intragroups conflict (task and relationship) as the independents variables. In order to investigate these relations, reliable scales were applied in 148 employees in organizations from Uberlândia and region. Descriptive analysis, correlations analysis and regressions analysis were done. The results indicates that the reward power bases and the relationship conflict explain 30% of the variance of affective team commitment, and the expert power bases and the relationship conflict explain 24% of the employee s affective organization commitment. These results were analyzed e compared with others empirics studies, and the conclusions corroborate findings in the Organization Behaviors. Further researches were proposed.
Keywords: Bases de poder do supervisor
Conflitos intragrupais
Comprometimento organizacional
Comprometimento afetivo com equipe
Supervisor s power bases
Intragroups conflicts
Organizational commitment
Affective team commitment
Trabalho Aspectos psicológicos
Comportamento organizacional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: GUIMARÃES, Vanessa da Fonseca. Bases de poder do supervisor, conflitos intragrupais e comprometimento organizacional e com a equipe : um estudo exploratório. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17274
Date of defense: 14-Jun-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFGuimaraesDISPRT.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.