Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Cristianne Spirandeli-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:12Z-
dc.date.available2008-08-11-
dc.date.available2016-06-22T18:48:12Z-
dc.date.issued2005-05-14-
dc.identifier.citationMARQUES, Cristianne Spirandeli. Um estudo sobre o uso do método psicanalítico na leitura de relatório de estágio em psicologia clínica na Universidade Federal de Uberlândia. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17270-
dc.description.abstractThis study intents to make a reflection on the narrative reading of the clinical case described in the psychology training report made at the Psychopedagogy Support and Guidance Departament of the Federal University of Uberlândia. Starting from the informative-avaliative meaning given to the report, a question has come up: what would be the reading way of the supervisor, who would open way to the singular speech of the trainee about the experience with the psychoanalytical treatment? It has been tried through the freudian reading of the clinical and literature cases to recognize the detailed investigation type to be produced about the qualities of the human feels. Aware to the details, to the peculiarities of the speech in the practice and in many other possibilities of psyche production, the freudian texts make the right environment for the analysis experience by surprising the readers to the production of new psychological meanings. During this time the Theory of Fields has appeared as well, as a psychoanalytical literature that recovers and treats directly how to access the unconscious rules that determine the speech in the practice. For the Theory of Fields the psychoanalysis method is the invariant of the psychiatrist s hearing to such rules. By owning the fundamental points that determined this method of investigation and healing - passive-receptiveness and receptiveness-active the author-researcher realized herself immersed in the field of the reading production (the trainee) of a reading (the patient), that the clinical narrative produces. From this position to read the report, it was possible to find by the narrative of the clinical case the mediator of the relationship between psychotherapist and patient in its potentiality, as well as it has been produced guidelines to the supervisor s work in the field of Psychology trainingeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectMétodo psicanalíticopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectEscrita psicanalíticapor
dc.subjectSupervisão clínicapor
dc.subjectNarrativa clínicapor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectPsychoanalytical methodeng
dc.subjectTraining reporteng
dc.subjectPsychoanalytical writingeng
dc.subjectClinical supervisingeng
dc.subjectClinical narrativeeng
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectRelatórios técnicospor
dc.titleUm estudo sobre o uso do método psicanalítico na leitura de relatório de estágio em psicologia clínica na Universidade Federal de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baccarin, Maria Inês-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704978D8por
dc.contributor.referee1Romera, Maria Lucia Castilho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Z0por
dc.contributor.referee2Loffredo, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780577T3por
dc.creator.LattesCristianne Spirandelipor
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo refletir sobre a leitura da narrativa do caso clínico presente no relatório de estágio em psicologia produzido no Setor de Apoio e Orientação Psicopedagógica da Universidade Federal de Uberlândia. Partindo do sentido informativoavaliativo dado ao relatório, uma questão se instalou: qual seria a forma de leitura da supervisora, que abriria caminho ao discurso singular do estagiário sobre a experiência com a clínica psicanalítica? Buscou-se pela leitura freudiana de casos da clínica e da literatura reconhecer a forma de investigação minuciosa a se produzir sobre as qualidades do sentir humano. Atenta aos detalhes, às peculiaridades do discurso na clínica e em diversas outras possibilidades de produção da psique, os textos freudianos engendram o clima da experiência de análise, ao surpreender o leitor para a produção de novos sentidos psíquicos. Nesse percurso também surgiu a Teoria dos Campos, como literatura psicanalítica que recupera e trata diretamente do modo de acesso às regras inconscientes determinantes do discurso na clínica. Para a Teoria dos Campos o método psicanalítico é o invariante da escuta do psicanalista a tais regras. De posse das posturas fundamentais que determinam este método de investigação e cura - passiva-receptividade e receptividade-ativa a autorapesquisadora percebeu-se imersa no campo de produção da leitura (do estagiário) de uma leitura (do paciente), que a narrativa clínica produz. No uso destas posturas para leitura do relatório, surgiram pela narrativa do caso clínico os sentidos mediadores da relação psicoterapeuta-paciente em sua potencialidade, assim como foram se produzindo guias para o trabalho de supervisão no campo do estágio em psicologia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766605-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSMarquesDISSPRT.pdf909.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.