Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17263
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cultura organizacional e características da liderança em empresas de Uberlândia e região
metadata.dc.creator: Pinto, Marta Maríci Rímoli Ajej
metadata.dc.contributor.advisor1: Coleta, Marilia Ferreira Dela
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Maria do Carmo Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Coleta, José Augusto Dela
metadata.dc.description.resumo: A variação cultural refere-se primordialmente aos hábitos e comportamentos de um grupo ou sociedade para outros. Entretanto, é relativamente recente o estudo das formas que essas diferenças assumem no mundo do trabalho. A grande questão que permanece refere-se ao modo pelo qual o comportamento das organizações varia em função da cultura e como os líderes se comportam em relação a cada particularidade de cultura organizacional. Este estudo sobre Cultura Organizacional e características de Liderança Carismática em Empresas de Uberlândia (Triângulo Mineiro) teve por objetivos identificar as características e comportamentos apresentados pelo líder na percepção dos liderados, identificar as dimensões da cultura organizacional, determinar as variações das características da cultura organizacional e da liderança em função das características das empresas pesquisadas e a relação entre cultura organizacional e os comportamentos e características de seus líderes. Fundamentado pelos estudos de Hofstede (1997) sobre cultura organizacional, de Robert House (1999) sobre liderança carismática e do projeto GLOBE (Global Leadership and Organizational behavior Effectiveness Research) sobre estas duas variáveis , 274 funcionários estudantes universitários de cursos noturnos, sendo 158 do sexo feminino e 80% dos sujeitos com idade inferior a 35 anos, responderam um inventário de dados pessoais e sobre a empresa e a escala para medida da liderança carismática, com 124 itens, divididos em 16 sub-escalas, e de cultura organizacional, com 115 itens, divididos em oito sub-escalas. Pode-se concluir que, pelos resultados, as empresas que possuem característica de cultura com alta distância hierárquica (repartição do poder, diferença entre os que possuem poder e outros que não possuem) e alto individualismo, as características da liderança carismática pouco aparecem, sendo mais comum os comportamentos dos líderes de apresentar favoritismo e predileção por alguns, não comunicam sua visão e tratar outros de forma injusta, não considerando a opinião dos subordinados, fornecendo pouco feedback. As empresas que revelaram grandes diferenças de gênero apresentaram também líderes que não comunicam, que confiam pouco, que não são exemplos e não tratam os funcionários de forma justa. Quanto mais presentes nas empresas são as características de evitar situações ambíguas, apoiar e influenciar os trabalhadores, o uso do planejamento, treinamento e encorajamento do comportamento decisivo nas relações, mais os funcionários confiaram nos líderes, independentemente das razões de suas decisões para seguí-los.
Abstract: Cultural variation refers primordially to the habits and behaviors of a group or society to others. However, it is relatively recent the study of how these differences happen in the work s world. The great question that remains is related to the way by which the behavior of the organizations varies culturally, and how the leaders behave in relation to each organizational culture. This study about Organizational Culture and characteristics of Charismatic Leadership in Companies of Uberlândia city (Triângulo Mineiro - Brazil) aimed at: a)identifying the characteristics and behaviors shown by the leaders according to the perception of the led workers; b)identifying the dimensions of the organizational culture; c) determining the variations of the characteristics of the organizational culture and of the leadership in relation to the investigated companies; d) determining the relation between organizational culture and the characteristics of their leaders. Based on the Hofstede studies about organizational culture and on Robert House studies on charismatic leadership and GLOBE Project about this two variables, 274 working college students of a nocturnal course, 158 female and 80% aged 35 years old or less answered an inventory of personal data and about the companies they worked for, as well as scales for measuring charismatic leadership with 124 items divided into 16 sub-scales, and organizational culture with 115, divided into 8 sub-scales. According to the results, companies that had the characteristic of high distance hierarchical culture ( power distribution, difference between the ones who have the power and those who don t)and higth individualism, had few charismatic leadership characteristics. In these companies, leaders tended to show favoritism and predilection by some, not to communicate their vision and treat others in an unfair way, not to consider the subordinate s opinions and provide few feedback. Companies that revealed great gender differences also showed leaders who do not communicate , do not trust , who are not role models and who do not treat the workers on a fair way. Leaders with the characteristics of avoiding ambiguous situations, supporting and influencing the workers, using a planning, training and encouraging decisive behavior on the relations, were more trustworthy by their subordinates, no matter their reasons to follow these leaders. There are evidences that this study offers contributions to the knowledge of the Organizational and Leadership Culture, and that this relation should be spread to the companies in general so that their leaders use these results to the growth of their organizations and workers.
Keywords: Cultura organizacional
Liderança
Industrial psychology
Organizational culture
Leadership
Psicologia industrial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: PINTO, Marta Maríci Rímoli Ajej. Cultura organizacional e características da liderança em empresas de Uberlândia e região. 2005. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17263
Issue Date: 28-Mar-2005
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPintoDISSPRT.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.