Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17246
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estresse infantil um estudo explorátorio com pré-escolares
Autor: Horta, Lígia Ribeiro
Primer orientador: Vectore, Celia
Primer miembro de la banca: Cunha, Claudia Araujo da
Segundo miembro de la banca: Maimone, Eulália Henriques
Resumen: O presente estudo investiga o estresse em crianças pré-escolares, objetivando identificar os principais sintomas apresentados, as fontes de estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Para tanto, foram realizados seis estudos de casos, abarcando pré-escolares com idades entre 5 e 6 anos, oriundos de uma pré-escola da rede pública da cidade de Uberlândia, MG, além de suas respectivas mães e professoras. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram a Escala de Stress Infantil, a Entrevista Lúdica, a Escala de Fontes Estressoras na Criança, além de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados revelaram a presença de sintomas significativos de estresse na amostra estudada, especialmente ao nível psicológico. Foi possível identificar também uma grande quantidade de fontes estressoras, principalmente relacionada à interação familiar, interação com colegas e às próprias crenças e sentimentos infantis, além de outras referentes à rotina, interação com a professora, características da escola e situações significativas ocorridas no último ano. Adicionalmente, foram encontradas as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelas crianças, manifestadas pela inação, expressão emocional e busca de apoio social, além da ação direta e ação agressiva.
Abstract: This research presents an investigation about the stress in preschoolers. Aiming to identify the main symptoms of the stress in childhood, the main factors that cause their stress and the confront strategies that they use. With this purpose, we studied 6 cases of preschoolers (aged between 5 and 6) of a public school in Uberlandia, MG. Not only children took part of this study, but their mother and teachers. To obtain data to this research was used the Child Stress Scale and the Ludic Interview with the preschoolers while their mother and teachers answered a structuralized interview. The results revealed the presence of significant symptoms of stress in the studied samples, mostly in a psychological level. We could identify a great number of stress sources, mainly related to the familiar interaction, classmate interactions and even related to their own believes and feelings, as well as other sources related to the daily routine and the interaction with the teacher, characteristics of the schools and meaningful situations faced during the previous year. Besides, it made possible to know which are the confront strategies that children mostly likely use, expressed by the inaction, emotional expressions, by the seeking of social support not excluding the direct action and the aggressive action as ways to express themselves.
Palabras clave: Estresse
Criança
Família
Escola
Stress
Children
Family
School
Stress em crianças
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: HORTA, Lígia Ribeiro. Estresse infantil um estudo explorátorio com pré-escolares. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17246
Fecha de defensa: 12-feb-2007
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LHortaDISSPRT.pdf1.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.