Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHorta, Lígia Ribeiro
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:09Z-
dc.date.available2007-04-26
dc.date.available2016-06-22T18:48:09Z-
dc.date.issued2007-02-12
dc.identifier.citationHORTA, Lígia Ribeiro. Estresse infantil um estudo explorátorio com pré-escolares. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17246-
dc.description.abstractThis research presents an investigation about the stress in preschoolers. Aiming to identify the main symptoms of the stress in childhood, the main factors that cause their stress and the confront strategies that they use. With this purpose, we studied 6 cases of preschoolers (aged between 5 and 6) of a public school in Uberlandia, MG. Not only children took part of this study, but their mother and teachers. To obtain data to this research was used the Child Stress Scale and the Ludic Interview with the preschoolers while their mother and teachers answered a structuralized interview. The results revealed the presence of significant symptoms of stress in the studied samples, mostly in a psychological level. We could identify a great number of stress sources, mainly related to the familiar interaction, classmate interactions and even related to their own believes and feelings, as well as other sources related to the daily routine and the interaction with the teacher, characteristics of the schools and meaningful situations faced during the previous year. Besides, it made possible to know which are the confront strategies that children mostly likely use, expressed by the inaction, emotional expressions, by the seeking of social support not excluding the direct action and the aggressive action as ways to express themselves.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectStresseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectStress em criançaspor
dc.titleEstresse infantil um estudo explorátorio com pré-escolarespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vectore, Celia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4por
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia Araujo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761614Z6por
dc.contributor.referee2Maimone, Eulália Henriques
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739233D1por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoO presente estudo investiga o estresse em crianças pré-escolares, objetivando identificar os principais sintomas apresentados, as fontes de estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Para tanto, foram realizados seis estudos de casos, abarcando pré-escolares com idades entre 5 e 6 anos, oriundos de uma pré-escola da rede pública da cidade de Uberlândia, MG, além de suas respectivas mães e professoras. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram a Escala de Stress Infantil, a Entrevista Lúdica, a Escala de Fontes Estressoras na Criança, além de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados revelaram a presença de sintomas significativos de estresse na amostra estudada, especialmente ao nível psicológico. Foi possível identificar também uma grande quantidade de fontes estressoras, principalmente relacionada à interação familiar, interação com colegas e às próprias crenças e sentimentos infantis, além de outras referentes à rotina, interação com a professora, características da escola e situações significativas ocorridas no último ano. Adicionalmente, foram encontradas as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelas crianças, manifestadas pela inação, expressão emocional e busca de apoio social, além da ação direta e ação agressiva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766665-
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHortaDISSPRT.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.