Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17241
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identificando a ansiedade infantil em crianças acolhidas por meio da aprendizagem mediada: uma proposta de procedimento
Autor(es): Inez, Damaris Pereira
Primeiro orientador: Vectore, Celia
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Sant´anna, Paulo Afranio
Terceiro membro da banca: Maimone, Eulália Henriques
Resumo: Trata-se de um estudo com o objetivo de desenvolver um instrumento psicopedagógico, de natureza lúdica, com possibilidade de avaliar e intervir em quadros de ansiedade infantil. Para tanto, a proposta foi organizada para ser empreendida junto a crianças oriundas de instituições de acolhimento, devido às reais possibilidades das mesmas viver ou terem vivido situações ansiógenas. Participaram da pesquisa treze crianças acolhidas na faixa etária de três a seis anos, sendo nove meninos e quatro meninas, de três instituições de acolhimento de duas cidades do interior de Minas Gerais, mediante a autorização prévia dos juízes responsáveis pelas Varas da Infância e Juventude. Os participantes foram divididos em cinco grupos, com no máximo três e no mínimo dois participantes, sendo realizadas cinco oficinas com cada grupo. Os instrumentos utilizados foram: narrativas de histórias infantis tradicionais para o estabelecimento do rapport com as crianças e com temáticas ligadas à ansiedade e, por fim a aplicação do procedimento objeto deste trabalho, denominado: Avaliação e Intervenção em Ansiedade Infantil . Esse procedimento é composto por quarenta cartas-problema, que contém possíveis indicadores de ansiedade, utilizadas pelas crianças para contar uma história; e trinta cartas de enfrentamento, utilizadas para atenuar a ansiedade gerada frente a carta-problema; essas últimas, poderiam ser sugeridas pela pesquisadora-mediadora ou pela própria criança. Durante todas as oficinas e na aplicação do procedimento foram utilizados os cinco critérios para uma boa mediação, apontados pelo Program Mediational Interventional Caregivers Sensitizing (Programa de Intervenção Mediacional para um Educador mais Sensível- MISC), a saber: Focalização (intencionalidade e reciprocidade), Transcendência, Mediação de significado, Recompensa e Regulação do comportamento. As oficinas foram gravadas e posteriormente, transcritas e analisadas. Os resultados obtidos sugerem que o procedimento desenvolvido parece ser pertinente para trabalhar com o tema proposto. Os achados indicaram que as vivências anteriores dos participantes influenciam diretamente a percepção do conteúdo das cartas criadas, dando possibilidade de uma adequada intervenção mediacional. Apesar de sua pequena proporção a pesquisa possibilitou alguns conhecimentos nessa área, já carente de material para avaliação e intervenção em quadros de ansiedade infantil, em especial, com a população estudada. Embora os dados não possam ser generalizados, acredita-se que se trata de uma vertente promissora de investigação e intervenção em quadros ansiosos na infância, cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Recomenda-se que novos estudos sejam desenvolvidos considerando outros contextos infantis.
Abstract: This is a study that aim to develop a psycho-pedagogical instrument, with playful nature with possibility to evaluate and intervening in cases of child anxiety. To this end, a proposal was help to be undertaken with children from shelter institutions, due to the real chances that they live or have lived anxiety situations. Thirteen children from shelters participated in the research, their age ranging from three to six years old, being nine boys and four girls, three host institutions of two cities in Minas Gerais, upon the prior approval of judges responsible for the Children and Youth courts. The participants were divided into five groups, with at most three and at least two participants, five workshops being held with each group. The instruments used were: narratives of traditional children\'s stories for the establishment of rapport with the children and with themes related to anxiety and finally the application of the proceeding object of this work, entitled: \"Assessment and Intervention for Child Anxiety\". This proceeding consists of forty problem scene cards, which contains possible indicators of anxiety, used by children to tell a story, and thirty overcoming cards used to alleviate the anxiety generated problem card, the latter could be suggested by researcher-mediator or by the child. During all workshops and application of the instrument, five criteria for a good mediation, appointed by the Program Mediational Interventional Sensitizing Caregivers (MISC), were used: Focusing (Intentionality and reciprocity); Transcendence, Mediation of meaning, Mediated feeling of competence; and Mediated regulation of behavior. The workshops were recorded and subsequently transcribed and analyzed. The results obtained showed that the instrument developed appears to be relevant to work with the proposed theme. The findings indicated that the previous experiences of the participants directly influence the perception of the content of the created cards, giving possibility of a proper mediational intervention. Despite of its small proportion, the research enabled some knowledge in this area, which lacks in material for assessment and intervention in childhood anxiety cases, especially with the population studied. Although the data cannot be generalized, it is believed that this is a promising trend of investigation and intervention in childhood anxiety cases, increasingly common in contemporary society. It is recommended that new studies are developed considering other childhood contexts.
Palavras-chave: Ansiedade infantil
Acolhimento institucional
Procedimento avaliativo
Intervenção mediacional
Child anxiety
Shelter institutions
Assessment proceeding
Mediational intervention
Ansiedade nas crianças
Crianças - assistência em instituições
Creches - aspectos psicológicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: INEZ, Damaris Pereira. Identificando a ansiedade infantil em crianças acolhidas por meio da aprendizagem mediada: uma proposta de procedimento. 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.244
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.244
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17241
Data de defesa: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentificandoAnsiedadeInfantil.pdf8.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.