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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O modelo alemão da Terapia do Esquema: conceituação, técnicas e aplicação clínica na Psicoterapia Infantil
Autor(es): Bizinoto, Jessica Ferrucci Suzuki
Primeiro orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primeiro membro da banca: Lopes, Ederaldo Jose
Segundo membro da banca: Wainer, Ricardo
Resumo: Esse estudo apresenta o modelo conceitual e interventivo da Terapia do Esquema para crianças e adolescentes desenvolvido pelo terapeuta Christof Loose e colaboradores na Alemanha, como uma proposta inovadora de intervenção psicoterápica para crianças, a partir da adaptação do modelo de Terapia do Esquema proposto por Jeffrey Young. Para essa finalidade foi realizada, inicialmente, uma revisão sistemática sobre Terapia do Esquema com crianças e adolescentes que indicou que as pesquisas se concentraram entre o período de 2005 a 2015, cujas publicações se caracterizam por estudos psicométricos e adaptações do Inventário de Esquemas para crianças e a partir de 2012 em que encontramos publicações direcionadas a adaptações teóricas e de técnicas de intervenção psicoterápica para crianças na abordagem. Os artigos são em maior número, mas são estudos psicométricos de escalas. As publicações sobre intervenção se concentram em livros e em língua alemã. Os métodos de estudos mais utilizado foram os psicométricos e quase-experimental, seguido pelos estudos de caso relacionados aos estudos de intervenção. A partir dessa revisão da literatura, essa pesquisa concentrou-se na apresentação das bases teóricas e práticas do modelo alemão de Schematherapie fur Kinder und Jungedlichen. Foram apresentados os protocolos para a orientação de pais e para o atendimento de crianças e adolescentes. Observou-se que com um processo de avaliação, psicoeducação e uma proposta criativa de técnicas vivencias que permitem trabalhar a imaginação, o terapeuta atende as necessidades fundamentais dos pais e orienta ações para um comportamento mais saudável. Conclui-se que para a cultura brasileira algumas adaptações das técnicas serão necessárias, entretanto, os protocolos de intervenção são promissores e poderão tornar as intervenções com crianças e adolescentes mais efetivas.
Abstract: This study presents the conceptual and interventionist model of Schema Therapy for children and adolescents developed by Christof Loose in collaboration with psychotherapists in Germany, as an innovative proposal adapted of the Schema Therapy model proposed by Jeffrey Young. For this purpose, initially, a systematic review of Schema Therapy with children and adolescentes was performed who indicated that research focused from the period 2005-2015, whose publications are characterized by psychometric studies and adaptations of the Schema Inventory for children and from 2012 found publications directed to theoretical adaptations and psychotherapeutic intervention techniques for children in approach. The articles are more numerous, but are psychometric studies of scales. Publications on intervention are only avaiable in German book. The most methods of study are the psychometric and quasi-experimental, followed by case studies related intervention studies. From this literature review, this research focused on the appearance of the theoretical and practical bases of the German model Schematherapie für Kinder und Jungedlichen. This study describes protocols to guide parents and attend children and adolescentes and demonstrate that processo of evaluation, psychoeducation and a creative proposal with experiential techniques that work the imagination, the therapist meets the basic needs of parents and guides actions to healthier behavior. This initial study suggests that to the Brazilian culture some adaptations of techniques will be necessary, however, intervention protocols are promising and can make interventions for children and adolescents more effective.
Palavras-chave: Terapia do Esquema
Crianças e adolescentes
Modelo de intervenção alemão
Schema Therapy
Children and adolescents
German model of intervention
Terapia cognitiva focada no esquema
Psicoterapia do adolescente
Psicoterapia infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: BIZINOTO, Jessica Ferrucci Suzuki. O modelo alemão da Terapia do Esquema: conceituação, técnicas e aplicação clínica na Psicoterapia Infantil. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.249
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.249
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17234
Data de defesa: 23-Abr-2015
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