Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17208
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Aprendizagem mediada: uma proposta de intervenção mediacional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares
Author: Muniz, Victor Carvalho
First Advisor: Vectore, Celia
First member of the Committee: Araújo, Ana Cristina Tomaz
Second member of the Committee: Maimone, Eulália Henriques
Third member of the Committee: Vieira, Analúcia de Morais
Summary: O presente estudo teve como objetivo construir e avaliar uma proposta de intervenção mediacional promotora de hábitos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares. Fundamenta-se teoricamente na abordagem relativa à aprendizagem mediada, desenvolvida por Feuerstein (1980) e pelos princípios mediacionais contidos no Programa MISC- Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers. Foram elaborados recursos mediacionais visando à aprendizagem e a avaliação de práticas alimentares adequadas, junto a uma amostra de 11crianças, com seis anos de idade oriundas de uma instituição de ensino publica da cidade de Uberlândia MG. Também participaram do estudo seus pais/responsáveis e as duas professoras da instituição de ensino. A intervenção com as crianças foi realizada na própria instituição de ensino e dividida em sete sessões em que foram trabalhados conteúdos voltados para a aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis. A intervenção com as professoras se fez através do evento fomentado pela FAPEMIG e PGPSI/UFU, intitulado I Seminário: um, dois... feijão com arroz - o uso da aprendizagem na alimentação infantil . Os pais/ responsáveis pelas crianças não participaram da intervenção alegando desinteresse ou falta de disponibilidade para tal. Embora os dados não permitam generalizações, devido ao tamanho reduzido da amostra de participantes, as alterações nos comportamentos das crianças avaliadas durante as oficinas e o feedback dado pelos pais ao final dos trabalhos, permitem concluir acerca de sua possível eficácia, das onze crianças participantes, mais de 70% exibiram alterações positivas em sua alimentação (ingestão de comidas mais nutritivas e menos refrigerantes). Os dados oriundos das oficinas realizadas com as crianças demonstram a pertinência do uso do programa MISC em intervenções desta natureza.
Abstract: This study aimed to develop and evaluate a proposal of mediational intervention that promotes healthy eating habits on pre-school age children. It s theoretically based on the mediated learning approach developed by Feuerstein (1980) and by the mediational principles presented in the MISC Program Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers. Mediational resources were prepared aiming at learning and evaluation of appropriate eating habits, with a group of 11 children, with the age of six years and coming from a public educational institution from the city of Uberlândia MG. The parents/guardians and the two teachers from the institution also participated in the study. The intervention with the children was performed in the institution and was divided into seven sessions which were worked contents designed for the learning of healthy eating habits. The intervention with the teachers were made through the event promoted by FAPEMIG and PGPSI / UFU, entitled I Seminário: um, dois... feijão com arroz - o uso da aprendizagem na alimentação infantil . Parents/Guardians of the children did not participate in the intervention claiming lack of interest or unavailability to do so. Although the data do not allow generalizations due to the small sample size of participants, changes in the behavior of the children evaluated during the workshops and the feedback given by parents at the end of the work, allow the conclusion on its possible effectiveness, of the eleven participating children, more than 70% showed positive changes in their diet (eating more nutritious foods and less soft drinks). The data from the workshops with the children demonstrate the applicability of the MISC program on interventions of this nature.
Keywords: Aprendizagem mediada
Hábitos alimentares
Programa MISC
Mediational learning
Eating habits
MISC program
Psicologia da aprendizagem
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: MUNIZ, Victor Carvalho. Aprendizagem mediada: uma proposta de intervenção mediacional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17208
Date of defense: 14-Jun-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemMediadaProposta_parte 1.pdf9.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
AprendizagemMediadaProposta_parte 2.pdf7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.