Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17208
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendizagem mediada: uma proposta de intervenção mediacional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares |
Autor: | Muniz, Victor Carvalho |
Primer orientador: | Vectore, Celia |
Primer miembro de la banca: | Araújo, Ana Cristina Tomaz |
Segundo miembro de la banca: | Maimone, Eulália Henriques |
Tercer miembro de la banca: | Vieira, Analúcia de Morais |
Resumen: | O presente estudo teve como objetivo construir e avaliar uma proposta de intervenção mediacional promotora de hábitos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares. Fundamenta-se teoricamente na abordagem relativa à aprendizagem mediada, desenvolvida por Feuerstein (1980) e pelos princípios mediacionais contidos no Programa MISC- Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers. Foram elaborados recursos mediacionais visando à aprendizagem e a avaliação de práticas alimentares adequadas, junto a uma amostra de 11crianças, com seis anos de idade oriundas de uma instituição de ensino publica da cidade de Uberlândia MG. Também participaram do estudo seus pais/responsáveis e as duas professoras da instituição de ensino. A intervenção com as crianças foi realizada na própria instituição de ensino e dividida em sete sessões em que foram trabalhados conteúdos voltados para a aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis. A intervenção com as professoras se fez através do evento fomentado pela FAPEMIG e PGPSI/UFU, intitulado I Seminário: um, dois... feijão com arroz - o uso da aprendizagem na alimentação infantil . Os pais/ responsáveis pelas crianças não participaram da intervenção alegando desinteresse ou falta de disponibilidade para tal. Embora os dados não permitam generalizações, devido ao tamanho reduzido da amostra de participantes, as alterações nos comportamentos das crianças avaliadas durante as oficinas e o feedback dado pelos pais ao final dos trabalhos, permitem concluir acerca de sua possível eficácia, das onze crianças participantes, mais de 70% exibiram alterações positivas em sua alimentação (ingestão de comidas mais nutritivas e menos refrigerantes). Os dados oriundos das oficinas realizadas com as crianças demonstram a pertinência do uso do programa MISC em intervenções desta natureza. |
Abstract: | This study aimed to develop and evaluate a proposal of mediational intervention that promotes healthy eating habits on pre-school age children. It s theoretically based on the mediated learning approach developed by Feuerstein (1980) and by the mediational principles presented in the MISC Program Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers. Mediational resources were prepared aiming at learning and evaluation of appropriate eating habits, with a group of 11 children, with the age of six years and coming from a public educational institution from the city of Uberlândia MG. The parents/guardians and the two teachers from the institution also participated in the study. The intervention with the children was performed in the institution and was divided into seven sessions which were worked contents designed for the learning of healthy eating habits. The intervention with the teachers were made through the event promoted by FAPEMIG and PGPSI / UFU, entitled I Seminário: um, dois... feijão com arroz - o uso da aprendizagem na alimentação infantil . Parents/Guardians of the children did not participate in the intervention claiming lack of interest or unavailability to do so. Although the data do not allow generalizations due to the small sample size of participants, changes in the behavior of the children evaluated during the workshops and the feedback given by parents at the end of the work, allow the conclusion on its possible effectiveness, of the eleven participating children, more than 70% showed positive changes in their diet (eating more nutritious foods and less soft drinks). The data from the workshops with the children demonstrate the applicability of the MISC program on interventions of this nature. |
Palabras clave: | Aprendizagem mediada Hábitos alimentares Programa MISC Mediational learning Eating habits MISC program Psicologia da aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | MUNIZ, Victor Carvalho. Aprendizagem mediada: uma proposta de intervenção mediacional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17208 |
Fecha de defensa: | 14-jun-2013 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemMediadaProposta_parte 1.pdf | 9.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
AprendizagemMediadaProposta_parte 2.pdf | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.