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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17174
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Abrigar... brincar: um estudo sobre as vivências lúdicas entre educadoras e crianças de um abrigo |
Título(s) alternativo(s): | Sheltering playing: a study about recreational life between educators and children in a foster care center |
Autor(es): | Sousa, Anamaria Rodrigues Resende de |
Primeiro orientador: | Vectore, Celia |
Primeiro membro da banca: | Bomtempo, Edda |
Segundo membro da banca: | Kishimoto, Tizuko Morchida |
Resumo: | Considerando-se as inúmeras possibilidades relativas ao brincar, que permitem à criança interagir com o outro, descobrir, estabelecer relações, buscar soluções, criar e recriar a realidade entre outras, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar como ocorre a brincadeira em instituições infantis. Assim, o presente estudo teve por objetivo conhecer o modo como o brincar se apresenta em uma instituição abrigo, localizada na cidade de Uberlândia/MG, além de avaliar como as educadoras se apropriam ou não desse recurso em suas interações com as crianças. A pesquisa delineou-se sob a perspectiva histórico-cultural, representada por Vygotsky, que considera a brincadeira como atividade social humana, criadora de uma zona de desenvolvimento proximal. Participaram do estudo oito crianças abrigadas, sete educadoras e a coordenadora do abrigo. Foram realizadas filmagens de sessões de brincadeira, entrevistas semi-estruturadas com a coordenadora e educadoras, entrevistas reflexivas a partir de registro de filmagem, observações da rotina e de materiais / brinquedos disponíveis, pesquisa documental e diário de campo. Verificou-se que os temas trazidos pelas crianças referiram-se à representação de situações relacionadas ao seu cotidiano na instituição, bem como situações de sua vivência em família e situações imaginárias. Observou-se que situações de faz-de-conta, ocorridas durante o brincar, não foram devidamente exploradas pelas educadoras, que acabaram por tolher ou não fomentar o desenrolar de brincadeiras criativas. A entrevista reflexiva mostrou-se um importante instrumento, tanto para aprofundamento do tema pesquisado como para a reflexão sobre a prática por parte das educadoras, especialmente no tocante às atividades lúdicas. O trabalho lançou luzes no sentido de evidenciar a necessidade de políticas públicas que contemplem um atendimento de qualidade para essas crianças em situação de risco, bem como a urgência de programas de capacitação para os profissionais ali atuantes. |
Abstract: | In light of the innumerous possibilities in playing that permit a child to interact with other children: discovering, establishing relations, finding solutions, creating and recreating reality among others, much research has been done with the intension to investigate how games occur in child institutions. Thus, the present study has the objective to understand the manner in which games are presented in a foster care institution located in the city of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. In addition, to evaluate how the educators use or don t use this resource in their interactions with the children. The research was delineated under the historical-cultural perspective represented by Vygotsky, which considers a game as a human social activity that creates a zone of proximal development. Eight foster children and seven educators, plus the coordinator of the foster care center participated in the study. The following methods were used: filmings of the game sessions, semi-structured interviews with educators and coordinator, reflexive interviews from the filmings, observations of the daily routines and available materials and toys, documented research and lab books. It was verified that the themes brought by the children refer to the representation of situations related to their daily ones in the institution, as well as situations lived in their family environment. It was observed that in make-believe situations the staff didn t explore the game to its fullest; in fact, they were a hindrance in the development of creative games. The reflexive interviews showed us an important instrument for the deepening of the theme researched likewise for the reflection about the experience on the part of the educator, especially regarding recreational activities. This study contributed to made clear the necessity of public politics to contemplate the quality of service in these institutions, furthermore, the urgency of training programs for professionals who work in this area. |
Palavras-chave: | Crianças Abrigo Brincadeira Educadores Programas de capacitação Children Foster care center Games Educators Training programs Psicologia do desenvolvimento Crianças - Assistência em instituições Lazer e educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | SOUSA, Anamaria Rodrigues Resende de. Sheltering playing: a study about recreational life between educators and children in a foster care center. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17174 |
Data de defesa: | 28-Abr-2006 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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