Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17156
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e sua interface com a terapia cognitivo-comportamental familiar
Autor(es): Melo, Tatiane Coutinho Vieira de
Primeiro orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primeiro membro da banca: Domingos, Neide Aparecida Micelli
Segundo membro da banca: Lopes, Ederaldo Jose
Terceiro membro da banca: Neufeld, Carmem Beatriz
Resumo: Este trabalho é um exercício teórico, que versa sobre a Teoria Piagetiana numa interface com a Terapia Cognitivo-Comportamental Familiar, com a proposta de estender o trabalho de Piaget para o campo da psicoterapia. Para tanto, baseou-se na perspectiva teórica desenvolvimental de Piaget, para estabelecer relações entre noções da abordagem cognitiva e processamento de informação. Enfatizou-se retrocessos nos estágios cognitivos, que alguns adultos podem apresentar no contexto de conflito familiar e apontou-se relações entre padrões de cognição desadaptativos e este retrocessos de habilidades cognitivas. Analisou-se o processamento cognitivo que envolve os conceitos de equilibração, acomodação e assimilação, mecanismos adaptativos de regulação que fundamenta um possível modelo de formação de crenças e esquemas. Também, atentou-se para os princípios piagetianos concernentes aos estágios de desenvolvimento afetivo e moral, considerando que os aspectos cognitivo e afetivo permeiam o desenvolvimento moral do indivíduo. Assim, o intuito deste trabalho foi apresentar aos terapeutas de família um aparato teórico (o referêncial piagetiano) para compreender a psicopatologia á luz de retrocessos de habilidades cognitivas dos membros da família, quando estão em situações de conflito. Buscou-se ainda ampliar o conhecimento que faculta uma intervenção mais abrangente e eficaz que considere as capacidades cognitivas e afetivas em curso de todos os integrantes da família.
Abstract: This paper is a theoretical exercise, which focuses on the interface between Piagetian Theory and the Cognitive-Behavioral Family Therapy, with the proposal to extend the work of Piaget to the field of psychotherapy. To do so, we used the Piaget\'s developmental theoretical perspective, to establish relationships between notions of the cognitive approach and information processing. Besides, it was emphasized setbacks in cognitive stages, which some adults may have in the context of family conflict and were pointed to relations between maladaptive patterns of cognition and this retrogression of cognitive abilities. We also analyzed the cognitive processing that involves those concepts of balancing, accommodation and assimilation - that are mechanisms of regulation and adaptability that seem to underly a possible model of formation of beliefs and schemas. Also, we focused to the principles concerning the Piagetian stages of emotional and moral development, considering that the cognitive and affective aspects permeate the individual\'s moral development. Thus, the aim of this study was to provide to family therapists a theoretical apparatus (the Piagetian theory) to understand the psychopathology from the point of view the setbacks of cognitive abilities of family members when they are in conflict. Finally, we sought to further expand the knowledge which provides a more comprehensive and effective to consider the cognitive and affective course of all family members.
Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental familiar
Desenvolvimento Cognitivo de Piaget
Assimilação
Acomodação
Equilibração
Modificação de esquemas familiares
Cognitive behavioral family therapy
Piagetian cognitive development
Assimilation
Accommodation
Equilibration
Family schemas modification
Terapia cognitiva
Psicoterapia familiar
Piaget, Jean, 1896-1980
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: MELO, Tatiane Coutinho Vieira de. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e sua interface com a terapia cognitivo-comportamental familiar. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.155
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.155
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17156
Data de defesa: 12-Dez-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf575.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.