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dc.creatorMelo, Tatiane Coutinho Vieira de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:59Z-
dc.date.available2012-05-25-
dc.date.available2016-06-22T18:47:59Z-
dc.date.issued2011-12-12-
dc.identifier.citationMELO, Tatiane Coutinho Vieira de. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e sua interface com a terapia cognitivo-comportamental familiar. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.155por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17156-
dc.description.abstractThis paper is a theoretical exercise, which focuses on the interface between Piagetian Theory and the Cognitive-Behavioral Family Therapy, with the proposal to extend the work of Piaget to the field of psychotherapy. To do so, we used the Piaget\'s developmental theoretical perspective, to establish relationships between notions of the cognitive approach and information processing. Besides, it was emphasized setbacks in cognitive stages, which some adults may have in the context of family conflict and were pointed to relations between maladaptive patterns of cognition and this retrogression of cognitive abilities. We also analyzed the cognitive processing that involves those concepts of balancing, accommodation and assimilation - that are mechanisms of regulation and adaptability that seem to underly a possible model of formation of beliefs and schemas. Also, we focused to the principles concerning the Piagetian stages of emotional and moral development, considering that the cognitive and affective aspects permeate the individual\'s moral development. Thus, the aim of this study was to provide to family therapists a theoretical apparatus (the Piagetian theory) to understand the psychopathology from the point of view the setbacks of cognitive abilities of family members when they are in conflict. Finally, we sought to further expand the knowledge which provides a more comprehensive and effective to consider the cognitive and affective course of all family members.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamental familiarpor
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivo de Piagetpor
dc.subjectAssimilaçãopor
dc.subjectAcomodaçãopor
dc.subjectEquilibraçãopor
dc.subjectModificação de esquemas familiarespor
dc.subjectCognitive behavioral family therapyeng
dc.subjectPiagetian cognitive developmenteng
dc.subjectAssimilationeng
dc.subjectAccommodationeng
dc.subjectEquilibrationeng
dc.subjectFamily schemas modificationeng
dc.subjectTerapia cognitivapor
dc.subjectPsicoterapia familiarpor
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980por
dc.titleTeoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e sua interface com a terapia cognitivo-comportamental familiarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Renata Ferrarez Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797423D6por
dc.contributor.referee1Domingos, Neide Aparecida Micelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721190E3por
dc.contributor.referee2Lopes, Ederaldo Jose-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784575E8por
dc.contributor.referee3Neufeld, Carmem Beatriz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707343D0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244680J9por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoEste trabalho é um exercício teórico, que versa sobre a Teoria Piagetiana numa interface com a Terapia Cognitivo-Comportamental Familiar, com a proposta de estender o trabalho de Piaget para o campo da psicoterapia. Para tanto, baseou-se na perspectiva teórica desenvolvimental de Piaget, para estabelecer relações entre noções da abordagem cognitiva e processamento de informação. Enfatizou-se retrocessos nos estágios cognitivos, que alguns adultos podem apresentar no contexto de conflito familiar e apontou-se relações entre padrões de cognição desadaptativos e este retrocessos de habilidades cognitivas. Analisou-se o processamento cognitivo que envolve os conceitos de equilibração, acomodação e assimilação, mecanismos adaptativos de regulação que fundamenta um possível modelo de formação de crenças e esquemas. Também, atentou-se para os princípios piagetianos concernentes aos estágios de desenvolvimento afetivo e moral, considerando que os aspectos cognitivo e afetivo permeiam o desenvolvimento moral do indivíduo. Assim, o intuito deste trabalho foi apresentar aos terapeutas de família um aparato teórico (o referêncial piagetiano) para compreender a psicopatologia á luz de retrocessos de habilidades cognitivas dos membros da família, quando estão em situações de conflito. Buscou-se ainda ampliar o conhecimento que faculta uma intervenção mais abrangente e eficaz que considere as capacidades cognitivas e afetivas em curso de todos os integrantes da família.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.155-
dc.orcid.putcode81766686-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
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