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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A constituição do sujeito numa psicose desencadeada na infância: entre traumas, arremedos e remendos
Autor(es): Silva, Cristina Leles
Primeiro orientador: Paravidini, João Luiz Leitão
Primeiro membro da banca: Guerra, Andréa Máris Campos
Segundo membro da banca: Silveira, Eliane Mara
Terceiro membro da banca: Kyrillos Neto, Fuad
Resumo: Neste trabalho pretendemos abordar a singularidade da constituição do sujeito numa psicose desencadeada no tempo da infância. Teremos três interlocutores: Julia (uma criança psicótica), Alice (personagem do conto Alice no país das maravilhas) e a abordagem lacaniana do sujeito e das psicoses. Com Julia, veremos como se dá o processo de constituição de um sujeito cuja psicose é desencadeada no tempo da infância. Para tal, teremos que considerar o fator temporal nesse processo. Consideraremos ainda o sujeito, em Freud e em Lacan, a partir das últimas formulações desses autores. Para além do sujeito do desejo e da linguagem, passaremos a considerar o sujeito da pulsão, do trauma e do gozo. Dialogando com a teorização lacaniana, realizaremos uma inversão de perspectiva na abordagem do sujeito na psicose: da psicose como estrutura de linguagem para a psicose como um modo de amarração singular dos três registros da experiência. Afirmaremos que essa inversão é fundamental para pensarmos a singularidade da constituição do sujeito. O sujeito passou a ser considerado, portanto, a partir do Simbólico (da linguagem), do Real (do gozo e da pulsão) e do Imaginário (do corpo-ego) como sendo essas três consistências. Concluiremos que, no campo de uma psicose desencadeada no tempo da infância, tem-se a constituição de um sujeito frágil, remendado que se sustenta numa espécie de arremedo de ego, cuja queda o lança em confronto com o gozo traumático. Ocupando o mesmo lugar de Alice, nos perdemos e nos produzimos enquanto sujeito-pesquisador.
Abstract: The present research addresses the uniqueness of an individual who develops psychosis as a child. There are three interlocutors: Julia (a child who developed a psychotic disorder in childhood), Alice (a character from the Alice in Wonderland story) and Lacan‟s study of an individual and the individual‟s psychosis. Through Julia it is possible to understand how an individual, whose psychosis developed in childhood, is constituted. The time factor during the process is taken into account. The subject will be analyzed based on Freud and Lacan‟s theories. In addition to the topic of desire and language the concepts of drive, trauma and the pleasure principle are taken into account. Interacting with Lacan‟s theories the perspective that will be followed is that instead of psychosis constituting language, psychosis becomes a singular means of linking experiences. It will be argued that this inversion is fundamental in understanding how an individual is uniquely constituted. The individual is therefore understood Symbolically (through language), through Reality (the pleasure principle and drive) as well as through the Imaginary (the body-ego) and are consistent. Finally, when psychosis develops in childhood, it results in a fragile individual, sustained by a mended or patchwork ego. The individual is therefore confronted by traumatic pleasure principle thus finding her or himself in the situation of the character Alice, in Alice in Wonderland. In other words, the researcher loses self in the research process and reinvents the self as the subject-researcher.
Palavras-chave: Constituição do sujeito
Infância
Psicanálise
Constitution of a subject/individual
Psychosis
Childhood
Psychoanalysis
Psicose
Psicologia aplicada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: SILVA, Cristina Leles. A constituição do sujeito numa psicose desencadeada na infância: entre traumas, arremedos e remendos. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17150
Data de defesa: 23-Ago-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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