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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17147
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O processo de subjetivação profissional durante os estágios supervisionados em psicologia |
Autor: | Pires, Viviane Silva |
Primer orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Primer miembro de la banca: | Pereira, Helena de Ornellas Sivieri |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Luiz Carlos Avelino da |
Tercer miembro de la banca: | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Resumen: | O estágio é entendido legalmente como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho e destinado a preparar alunos em formação escolar para o trabalho produtivo. Como objetivo central do estágio, a lei federal 11.788/08 prescreve o aprendizado de competências próprias da atividade profissional numa contextualização curricular e tendo em vista o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Com enfoque no estágio profissionalizante, esta pesquisa objetivou compreender o processo de subjetivação profissional de graduandas de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais durante o desenvolvimento da etapa de estágio e à luz de uma perspectiva crítica em psicologia escolar. Estudar o período de formação do psicólogo, sobretudo o que se estende da teoria à prática, é importante porque o estágio é o contato inicial com a experiência profissional após quatro anos de estudos teóricos. Entendido como modos de apropriação e internalização das dimensões teóricas e práticas construídas pelo sujeito relativamente à sua profissão, o conceito de subjetivação foi estudado aqui à luz da teoria histórico-cultural, isto é, como fruto da constituição social do ser humano. Como apoio metodológico, escolhemos a história oral, recurso que têm dado voz às pessoas comuns e lhes possibilitado significar suas experiências vividas em circunstâncias diversas. Foram entrevistadas três estagiárias do curso de Psicologia durante o estágio profissionalizante e suas respectivas supervisoras, que falaram sobre o processo de constituição profissional nesse momento da formação acadêmica. Os resultados reiteram a presença da subjetividade na dinâmica constitutiva do aluno em formação, porém atravessada pelas relações sociais estabelecidas em sua história de vida pessoal e sua trajetória profissional; aí entram elementos como a escolha profissional, a relação entre supervisor e estagiário, a atuação profissional propriamente dita, a psicoterapia, as normas, a institucionalização do saber e outros aspectos norteadores da subjetivação profissional na etapa de estágio. Constatamos que o processo de formação do futuro psicólogo é constituído por determinações múltiplas que vão além do âmbito acadêmico porque indicam o rompimento da dicotomia entre dimensão profissional e dimensão pessoal. |
Abstract: | Internship is legally understood in Brazil as an overseen educational activity to be developed in a work setting aiming to prepare students to make productive work. According to the federal law number 11.788/08, its main aim is to provide students with competences directly related to the professional activity in a curricular context and to make students develop themselves to live as citizens and to work professionally. With a focus on the professionalizing internship, this research aimed at understanding the professional subjectiveness process of Psychology undergraduates at a public university in the state Minas Gerais during their internship and according to a critic perspective in schooling psychology. The importance of studying psychologist academic training above all the relationship between theory and practice is on the fact that the internship is his/her initial contact with the professional experience itself after four years of theoretical studies. Understood as a way of appropriating and internalizing theoretical and practical dimensions related to the psychologist profession and constructed by the individual, the concept of professional subjectiveness is viewed in the light of the cultural-historical theory, that is, as a result of the human being social constitution. Three Psychology s intern students and their respective overseers were interviewed during their internship period to talk about the process of professional constitution at this phase of the academic training. To do so, oral history proved to be an important methodological support, for it offers a means of giving voice to common people and letting them signify their multi-circumstantial experiences. Results reiterate the presence of subjectivity in the dynamics of an undergraduate training, but they showed that it is permeated by social relations established in his/her personal life story and professional trajectory, stemming from the professional choice, the relationship between intern and overseer, the professional activity properly considered, the psychotherapy, the rules, and from the institutionalization of knowledge, among others aspects that guide the professional subjectiveness during the internship. We verified that the training of a Psychology undergraduate includes multiple determinations that exceed the academic setting because it points out the breaking down of the professional dimensions and personal one dichotomy. |
Palabras clave: | Formação profissional Estágio supervisionado Professional training Overseen internship Schooling psychology Psicologia aplicada Subjetividade Psicologia escolar Estágios supervisionados |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | PIRES, Viviane Silva. O processo de subjetivação profissional durante os estágios supervisionados em psicologia. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.84 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.84 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17147 |
Fecha de defensa: | 24-ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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