Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17134
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Salas/celas, sinas e cenas: o cinema no contexto prisional
metadata.dc.creator: Sousa, Klênio Antônio
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Sílvia Maria Cintra da
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Anamaria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Roman, Marcelo Domingues
metadata.dc.description.resumo: O cinema traz em si a potencialidade de levar o público a ter contato com diferentes culturas e modos de ser e estar no mundo. Neste sentido, a função educativa da sétima arte é inquestionável, sendo um fio condutor da presente pesquisa realizada no contexto educacional de uma unidade prisional de uma cidade de Minas Gerais. Tomando o conceito de mediação em Vigotski, a investigação teve como objetivo compreender as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento desencadeadas pelo cinema como instrumento mediador da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dois grupos de alunos da escola de um presídio: alfabetização e ensino médio, com uma média de 15 alunos/internos por grupo. Foram organizadas vinte e duas sessões quinzenais com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, selecionados pelo critério de apresentação de inovações na linguagem cinematográfica, seja no roteiro, na fotografia e/ou em outro aspecto específico deste universo. Durante estas sessões, buscamos promover o debate a partir de temáticas desencadeadas pelos filmes, instigando o diálogo entre os internos. A metodologia da pesquisa-ação conduziu este estudo, pois atende ao propósito tanto de construção de dados quanto de intervenção no contexto da realidade, da concretude material dos sujeitos de pesquisa e, neste sentido, o pesquisador não é somente observador, mas participante. Buscamos também levar o cinema para o presídio como atividade cultural, considerando as especificidades do âmbito cinematográfico e a limitação de acesso a esta atividade imposta pelo confinamento. Os internos puderam ter contato com o cinema como arte, ferramenta e instrumento mediador que deu voz aos seus pensamentos e reflexões. Ao assistirem aos filmes, os participantes puderam entender de modo mais aprofundado e crítico o contexto social em que se encontram inseridos, ressignificando suas realidades e, ao mesmo tempo, desenvolvendo interessantes reflexões sobre a própria linguagem cinematográfica. Como um bem cultural que deveria ser amplamente disponibilizado a todos os sujeitos, este estudo aponta o cinema como possibilidade privilegiada no processo de humanização no contexto prisional.
Abstract: Cinema brings in itself the power to lead the audience to have contact with different cultures and ways of being and happening to be in the world. In this sense, the educational function of the seventh art is unquestionable, being it a leading wire of the present research held in an educational environment of a prison unit in a city in Minas Gerais. Taking the concept of mediation in Vigotski, the investigation has had as objective to understand the possibilities of learning and development brought by the cinema as a learning mediator instrument. The research was held with two groups of students from a prison school: first primary and high school, with an average of 15 students/prisoners per group. Twenty two sessions were organized every fifteen days with the showing of domestic and foreign films, selected by the criterion of presenting innovations in the cinema language, be it in the plot, in the photography and/or another specific aspect of this universe. During the sessions, we have tried to promote the debate from the themes brought by the movies, instigating dialogue among the students. The methodology of research-action has led this study, once it meets the proposal of data building as well as intervention in the context of reality, the material concreteness of the subjects in the research and, in this sense; the researcher is not only an observer, but participant. We have also taken the cinema to the prison as a cultural activity, taking into consideration the specificities of the cinema universe and the limits of access to such activity imposed by confining. The prisoners were able to have contact with the cinema as art, tool and mediator instrument which has given voice to their thoughts and reflections. By watching the films, the participants could understand in such a deeper and critical way the social context in which they are, remodeling the meaning of their realities and, at the same time, developing interesting reflections about the own cinema language. As a cultural good which should be amply made available to all the subjects, this study points to the cinema as a privileged possibility in the process of humanizing in the prison context.
Keywords: Cinema
Mediação
Psicologia escolar
Contexto prisional
Mediation
School psychology
Prison context
Psicologia aplicada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: SOUSA, Klênio Antônio. Salas/celas, sinas e cenas: o cinema no contexto prisional. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17134
Issue Date: 25-Aug-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf948.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.