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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Recursos mediacionais: possibilidades de utilização na identificação de estressores em pré-escolares
Other Titles: Mediating resources: possibility of using for identifying stressors in pre-school children
metadata.dc.creator: Zumstein, Luciana de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Vectore, Celia
metadata.dc.description.resumo: Compreender aspectos relacionados ao estresse infantil, pelo uso de recursos mediacionais, foi o objetivo do presente estudo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as mães de pré-escolares, além da aplicação da Escala de Fontes Estressoras na criança sobre estresse na infância. Para a coleta de dados junto às crianças, foram organizadas oficinas e foi elaborado um instrumento, denominado Deu estresse na bicharada! , contendo uma história com tema relacionado ao estresse e um tapete com os personagens da referida história. Tal instrumento assumiu a natureza de um recurso mediacional; pesquisadoras foram orientadas pelos critérios mediacionais, contidos no Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers- MISC, a saber: focalização; expansão; mediação do significado; recompensa e autorregulação. Após a realização das entrevistas com as mães e das oficinas com as crianças, que foram videogravadas, procedeu-se à transcrição e à pontuação da escala aplicada. Os resultados obtidos por meio da escala com as mães indicaram uma alta possibilidade de as crianças participantes estarem vivenciando situações estressantes, com grande possibilidade de adoecimento físico e psíquico. Contudo, ao se analisarem os dados obtidos junto às crianças, observou-se uma incongruência entre tais achados, haja vista que, das dezesseis crianças participantes, apenas uma apresentou sintomatologia indicativa de estresse. Outro achado do estudo foi decorrente da possibilidade de utilizar o instrumento elaborado como uma forma de conhecer o que as crianças sabiam sobre o estresse e, ao mesmo tempo, intervir, possibilitando a expressão da criança de várias problemáticas indicativas de estresse. A pesquisa foi realizada com dezesseis crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos. É importante esclarecer que o instrumento mostrou-se pertinente para ser aplicado com as crianças de cinco anos; com as menores, há necessidade de novos estudos para a implementação adequada do material. Novos estudos também deverão ser efetivados, buscando compreender a dissonância dos dados das mães com os obtidos pelas crianças. Nesse sentido, talvez seja interessante veicular para o público o que é realmente um indicador de estresse e o que é esperado em termos de desenvolvimento humano na infância.
Abstract: This study aims to understand aspects related to children stress through the use of mediating resources. In order to achieve that goal, semi-structured interviews with pre-school children´s mothers were carried out, besides applying the stressors sources scale to the child under childhood stress. To perform the collection of data from the children, workshops were organized and a tool called "The beasts are under stress" was designed, containing a story whose theme was related to the stress, and a mat with the story characters; that tool assumed the nature of a mediating resource and the researchers were trained under the mediating criteria, present in "Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers - MISC, such as: focusing, expansion, meaning mediation, reward and self-regulation. After the interviews with the mothers and the workshops with the children were performed and recorded, the transcription and grading of the applied scale was done. The results obtained through the scale with the mothers indicated a high possibility of the participant children to be undergoing stressing situations with strong possibility of psychic and physical illness. However, after analysing the data obtained from the children, some incongruity between the data was noted, since only one of the sixteen participant children showed some symptoms of stress. Another finding of this study came from the possibility of using the designed tool as a form of finding out what the children knew about the stress, and, at the same time intervene to enable the child to express the several indicative form of stress. The research was conducted with 16 children around 4 or 5 years old. It is important to clear that the referred tool was adequate to be used with the five-year-olds, whereas the youngers needed new studies for the adequate implementation of the material. New studies will also have to be carried out to understand the dissonance between the mothers´data and the children´s ones. In this sense it is worth showing to the public what a stress indicator really is and what is expected in terms of human development in childhood.
Keywords: Criança
Critérios mediacionais
Estresse
Child
Mediating criteria
Stress
Stress em crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: ZUMSTEIN, Luciana de Souza. Mediating resources: possibility of using for identifying stressors in pre-school children. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17093
Issue Date: 15-Dec-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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