Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17091
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mediação Pedagógica na Educação a Distância: Possibilidades a partir das contribuições da abordagem de Reuven Feuerstein
Autor(es): Ferreira, Juliene Madureira
Primeiro orientador: Dechichi, Claudia
Primeiro membro da banca: Vectore, Celia
Segundo membro da banca: Costas, José Manuel Moran
Terceiro membro da banca: Kenski, Vani Moreira
Resumo: Considerando a presente necessidade de pesquisas na área da educação a distância este estudo tem como objetivo investigar e analisar as práticas pedagógicas dos tutores na educação a distância via web, tento como principal foco de pesquisa a mediação pedagógica. Para a análise e compreensão da ação mediacional utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Reuven Feuerstein sobre a mediação pedagógica. A presente pesquisa em psicologia, de linha qualitativa, contou com a participação de 25 tutores de um Curso de Graduação a Distância de uma Universidade Federal do Estado de Minas e seus coordenadores. Teve como proposta metodológica a divisão da pesquisa em duas etapas: a primeira estruturada a partir da aplicação de um questionário, construído especificadamente para o estudo, contendo informações cadastrais dos participantes (nome, escolarização, experiência profissional, objetivos de trabalho e percepções acerca da prática pedagógica na educação a distância); e, a segunda etapa consistindo em uma entrevista junto aos participantes, na qual foram discutidos temas como a mediação pedagógica na educação a distância, os processos de formação profissional para o trabalho de tutoria e a prática pedagógica do tutor. O método de análise dos dados escolhido foi a Grounded Theory, ou Teoria Fundamentada nos Dados, que caracteriza-se por uma análise qualitativa categorial dos dados cujo maior diferencial é a construção de uma Teoria que explica o fenômeno a partir dos Dados provenientes do mesmo. Através da análise dos resultados é possível concluir que a mediação pedagógica como propõe Feuerstein ainda não pode ser identificada na prática educacional dos tutores do curso de administração a distância. Pôde-se concluir ainda, que os profissionais envolvidos no contexto da Ead carecem de formação acadêmica/profissional específica para o trabalho de docentes na modalidade a distância e que, um dos elementos deficitários na atual formação desses profissionais é justamente a sistematização de uma ação mediacional que leve em consideração as peculiaridades da Ead.
Abstract: Taking in consideration the present need for research in the area of distance education this study aims to investigate and analyze the pedagogical practices of tutoring in distance education by web, keeping as the main focus the analysis of the pedagogical mediation. For the analysis and understanding of mediacional action we used, as theoretical contributions, the referential on pedagogical mediation of Reuven Feuerstein. This research in psychology, with qualitative line, counted with the participation of 25 tutors of an Distance Education Graduation Course that is offered by a Federal University in Brasil and its coordinators. It had as Methodological proposal two moments of research: the first structured with the application of a questionnaire, built for the study, that worked with the participants ' registration information (name, education, professional experience, work goals and perceptions about the pedagogical practice in distance education); and, the second phase consisting of an interview with the participants, in which they were discussed issues such as pedagogical mediation in distance education, vocational training procedures for the work of mentoring and the mentor's pedagogical practice. The data analysis method chosen was The Grounded Theory, which is characterized by a qualitative analysis of data whose categorial differentiator is the construction of a theory that explains the phenomenon from data. Through the analysis of the results is possible to conclude that the pedagogical as proposed Feuerstein mediation may not yet be identified in practice educational administration course tutors to distance. Still could be concluded that the context of distance education lacks specific training for academic/professional teachers working in the distance and a defaulting in training elements are precisely the systematization of a mediacional action that takes into account the peculiarities of the distance education.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Ensino à distância
Mediação pedagógica
Educação a distância
Tutoria a distância
Pedagogical mediation
Distance education
Distance tutorial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: FERREIRA, Juliene Madureira. Mediação Pedagógica na Educação a Distância: Possibilidades a partir das contribuições da abordagem de Reuven Feuerstein. 2010. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17091
Data de defesa: 9-Abr-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Juliene.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.