Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17083
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tarefas atentivas em três grupos etários: Crianças, adultos e idosos
Autor(es): Sousa, Vanessa Coelho de
Primeiro orientador: Rossini, Joaquim Carlos
Primeiro membro da banca: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Segundo membro da banca: Galera, Cesar Alexis
Resumo: Algumas pesquisas sugerem a existência de etapas e processos distintos na seleção da informação contida em uma cena visual. O presente estudo investigou os padrões de seleção da informação visual através de três tarefas atentivas executadas por três grupos etários: 10 crianças de 9 a 13 anos (media de idade 11, 1, DP = 1, 37,), 10 adultos de 21 a 29 anos (média = 23, 6, DP= 2, 46, média) e 10 idosos de 62 a 78 anos (média = 66,1, DP = 5,15), realizaram uma tarefa de discriminação simples (go/ no-go), uma tarefa de carga perceptual (Lavie, 1995) e uma tarefa de focalização atentiva (Facoetti & Molteni, 2000). Os resultados do primeiro experimento sugerem que o tempo de reação para a discriminação de uma letra alvo é significativamente menor no grupo composto por adultos jovens quando comparados aos grupos compostos por crianças e idosos. O segundo experimento sugere uma diminuição da eficiência no processo de seleção da informação em condições de baixa carga perceptual na população de idosos e uma diminuição da eficiência da seleção em condições de alta e baixa carga perceptual na população composta por crianças. Estes resultados sugerem a existência de padrões específicos na seleção da informação visual em função da idade e da carga perceptual a ser processada pelo sistema visual. Finalmente, o terceiro experimento mostra que os participantes foram mais rápidos na discriminação da letra alvo apresentada dentro uma área delimitada por uma pequena dica espacial em comparação do que quando apresentadas dentro de uma dica espacial grande. O efeito da compatibilidade entre letra alvo e letras flanqueadoras também foi influenciado pela posição da mesma em função da dica visual (dentro ou fora da área delimitada). Este último experimento também mostrou características específicas de processamento em função do grupo etário. Em conjunto estes resultados indicam possíveis mudanças nos processos cognitivos ao longo das fases do desenvolvimento humano.
Abstract: Some studies suggest the existence of distinct stages and processes in information selection pertaining visual scenes. This study investigated the patterns of visual selection information through three tasks performed by three age groups: 10 children from 9 to 13 years (mean age = 11. 1, SD = 1. 37,), 10 adults from 21 to 29 years (mean = 23. 6, SD = 2. 46, average) and 10 elders from 62 to 78 years (mean = 66.1, SD = 5.15), performed a simple discrimination task (go / no - go), a task of perceptual load (Lavie, 1995) and a task of attentional focussing (Facoetti & Molteni, 2000). The results of the first experiment suggest that the reaction time to discriminate a target letter is significantly lower in the group composed of young adults when compared to groups composed of children and elders. The second experiment suggests a decrease in efficiency in the process of information selection under conditions of low perceptual load in the elderly population and a decrease in the efficiency of selection under conditions of high and low perceptual load in the population composed of children. These results suggest the existence of specific patterns in the selection of visual information in terms of age and perceptual load processed by the visual system. Finally, the third experiment shows that participants were faster in the discrimination of the target letter presented within an area enclosed by a small cue compared then when a large cue was presented. The effect of compatibility between target letter and flanking letters was also influenced according to the visual cue (inside or outside the area). This experiment also showed specific features of processing according to age group. Together these results indicate possible changes in cognitive processes during the stages of human development
Palavras-chave: Atenção - Aspectos psicológicos
Psicologia cognitiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: SOUSA, Vanessa Coelho de. Tarefas atentivas em três grupos etários: Crianças, adultos e idosos. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17083
Data de defesa: 13-Ago-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa.pdf822.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.