Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17077
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A promoção do desenvolvimento do aluno autista nos processos educacionais |
Autor: | Gomide, Andréa Barbosa |
Primer orientador: | Dechichi, Claudia |
Primer miembro de la banca: | Paravidini, João Luiz Leitão |
Segundo miembro de la banca: | Orrú, Silvia Ester |
Resumen: | Considerando o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista e sua relação com o desenvolvimento deste indivíduo, esta dissertação teve como objetivo principal analisar os aspectos psico-educacionais relacionados ao atendimento educacional escolar do aluno autista e a relação destes aspectos com a promoção do desenvolvimento global desta pessoa, a partir de uma perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os fundamentos teóricos desenvolvidos ao longo deste estudo envolveram uma revisão bibliográfica acerca do estado da arte do Autismo Infantil, dos aspectos da Educação do Aluno Autista, além da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, enfatizando o principal e mais significativo ambiente imediato escolar relacionado às possibilidades de desenvolvimento do aluno, ou seja, o microssistema da sala de aula, juntamente com os seus três elementos primordiais: atividade, interação e o papel. Neste trabalho, foram realizadas Entrevistas Reflexivas com as professoras participantes, sendo, posteriormente, transcritas e analisadas por meio da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), além de observações feitas no ambiente de sala de aula. O presente estudo constatou que, a despeito das dificuldades enfrentadas pelas educadoras no transcorrer do processo de atendimento escolar do aluno autista, ocorreram mudanças importantes na interação, participação e desempenho deste aluno nas atividades propostas dentro de sala de aula. Entretanto, para que o processo de atendimento escolar do aluno autista ocorra com qualidade, é preciso o reconhecimento da escola e dos educadores das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem deste educando. Para tanto, é imprescindível repensar as formas como são propostas as atividades pedagógicas; o modo como são estabelecidas as interações professor/aluno e aluno/aluno; além de refletir sobre a importância que o papel assumido pelo professor frente ao aluno autista tem em relação às suas possibilidades de sucesso escolar. Neste sentido, é preciso romper com os estigmas e superar os preconceitos construídos historicamente, que reforçam a condição psicossocial segregadora e excludente do indivíduo desviante. |
Abstract: | Whereas the process of teaching and learning of autistic student and its relation to the development of this individual, the main objective of this dissertation was examine the psychoeducational aspects related to the care of the educational school autistic student and the relationship of these issues with the promote the overall development of this person, from a perspective Bioecological Human Development. The theoretical foundations developed during this study involved a literature review about the state of the art of infantile autism; the aspects of the Education Student's Autistic, and the Theory of Bioecological Human Development, emphasizing the main and most significant immediate school environment related to opportunities for development of student, the microenvironment of the classroom, together with its three primary elements: activity, interaction and role. In this work, reflective interviews were conducted with the participating teachers and, later, transcribed and analyzed through Grounded Theory; beyond observations made in the environment of the classroom. This study found that, despite the difficulties faced by educators passed in the process of autistic student's school attendance, important changes in the interaction, participation and performance of students in the activities proposed within the classroom. However, for the process of autistic student's school attendance occurs with quality, it´s necessary the recognition of schools and educators the possibilities of development and learning of this student. Thus, it is essential to rethink the ways are proposed educational activities; how interactions are established teacher/student and student/student; well as reflect on the importance of the role of the teacher in front of the autistic child have on their chances of success. Accordingly, we must break the stigmata and overcome the prejudices historically constructed, that reinforce the psychosocial condition segregated and excluding the deviant individual. |
Palabras clave: | Crianças - Desenvolvimento Autismo em crianças Autismo Desenvolvimento Teoria bioecológica Autism Education Development Theory bioecological |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | GOMIDE, Andréa Barbosa. A promoção do desenvolvimento do aluno autista nos processos educacionais. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17077 |
Fecha de defensa: | 21-may-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dis.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.