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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de memória viso-espacial e verbal de musicistas e não musicistas
Autor(es): Tormin, Malba Cunha
Primeiro orientador: Cunha, Claudia Araujo da
Primeiro coorientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Maimone, Eulália Henriques
Resumo: Este estudo investigou diferenças de desempenho de musicistas e não musicistas em testes de memória de trabalho (working memory), baseado no modelo de Alan Baddeley, que se refere a um modelo integrativo de memória ativa que abrange um registro viso-espacial, especializado na codificação visual e/ou espacial e outro registro de natureza fonológica, especializado na codificação verbal, supervisionados por uma central executiva. Este sistema de memória está ligado tanto ao processamento ativo e simultâneo da informação, quanto ao armazenamento transitório dela, fundamental em atividades que exigem raciocínio e processamento rápido da informação, muito presentes na música. Nesta pesquisa foram feitas adaptações do teste pictórico de memória (TEPIC-M) que possibilitou investigar o processamento de informação viso-espacial e verbal de curto prazo através de tarefas de recordação. O objetivo do estudo foi avaliar se houve diferenças entre musicistas e não musicistas no processamento de informação viso-espacial e verbal e se o estudo de música pode influenciar nas habilidades testadas pelas tarefas de recordação. A pesquisa foi realizada com universitários dos cursos de Música, de Letras e de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados foram obtidos pela análise de variância mista (ANOVA 2X2X3) para os fatores experimentais e indicaram que os musicistas tiveram um comportamento intermediário em relação aos não musicistas, mas não superior, de forma que se aproximaram dos estudantes do curso de Letras no processamento de informação verbal e dos da Engenharia no processamento da informação viso-espacial. Esses dados sugeriram que o estudo de música abrange e desenvolve mecanismos de memória viso-espacial e verbal. Outro dado importante foi que os alunos de Engenharia tiveram o maior número de acertos em memória viso-espacial, independente do estímulo e níveis da tarefa exigida nos testes de memória e que, para todos os 3 grupos estudados, foi detectado o efeito de superaprendizagem do código verbal, uma vez que os resultados indicaram maior eficiência na decodificação e repetição sub-vocal do estímulo PALAVRAS. Além disso, os resultados podem ser utilizados também para políticas de incentivo à educação musical a serem aplicadas em escolas públicas e particulares do país, integrando as áreas de psicologia cognitiva e educação musical, com a finalidade de abrir campo de pesquisa nos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem musical, intensificando o estudo de música no Brasil.
Abstract: This study investigated differences in performance of musicians and non musicians on working memory tests, based on Alan Baddeley´s model which refers to an integrate model of active memory that covers visual-spatial registers specialized in the visual and/or spatial codification and other registers of phonological nature specialized in the verbal codification supervised by a central executive. This memory system is linked to an active and simultaneous information processor as well as to its transitory storer, fundamental in activities that demand reasoning and quick information, very present in music. In this research adaptations were made to the pictoric memory test (TEPIC-M) to make it possible to investigate the processing of short time visual-spatial information through recall tasks. The aim of this study was to evaluate if there were differences between musicians and non musicians in the processing of visual-spatial and verbal information and if the study of music may influence the abilities tested by the recall tasks. Research was performed with Music, Language and Literature and Engineering university students at the Uberlândia Federal University. Results were obtained by mixed variance analysis (ANOVA 2X2X3) for the experimental factors and indicated that the musicians had intermediate behavior in regards to non musicians but not superior, in a way that they were close to the Language and Literature students in verbal visual-spatial information processing. These data suggests that the study of music covers and develops visual-spatial and verbal memory mechanisms. Another important result was that the Engineers got a greater number of points in visual-spatial memory, independent of the stimulus of the levels of the demanded tasks in the memory tests. Also the Superlearning effect of the verbal code was detected in all of the 3 studied groups, as the results indicated greater efficiency in the decodifying and verbal reflection of the word stimulus. Finally, results may corroborate also for incentives for musical education to be applied in public and private schools in the country, integrating cognitive psychology and musical education areas aiming to open up research fields in the processes of cognitive development and musical learning, intensifying the study of music in Brasil.
Palavras-chave: Musicistas
Memória de trabalho
Tarefa de recordação
Códigos verbais e não verbais
Musicians
Working memory
Recall tasks
Verbal and non verbal codes
Psicologia cognitiva
Memória
Música - Instrução e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: TORMIN, Malba Cunha. Avaliação de memória viso-espacial e verbal de musicistas e não musicistas. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2008.03
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2008.03
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17060
Data de defesa: 16-Mai-2008
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