Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17059
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Bem-estar no trabalho: influências das bases de poder do supervisor e dos tipos de conflito
metadata.dc.creator: Resende, Patrícia Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Maria do Carmo Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Gomide Junior, Sinésio
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Mirlene Maria Matias
metadata.dc.description.resumo: O trabalho é reconhecido como um aspecto fundamental na vida humana. Por décadas a literatura que o estudou voltou-se para os seus aspectos negativos na vida do trabalhador e nos resultados da organização. Porém, com o advento da Psicologia Positiva surgiu um desvio do foco dos estudos para os aspectos positivos da vida do indivíduo. Em conseqüência desta nova visão, surgiu o conceito de bem-estar no trabalho, entendido como um construto psicológico multidimensional, composto por três variáveis: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Resultados de estudos apontam que bases de poder de recompensa, poder legítimo, poder de perícia, poder de referência e conflitos de tarefa provocam impactos positivos em variáveis do contexto organizacional, enquanto base de poder de coerção e conflito de relacionamento provocam efeitos negativos. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto das bases de poder do supervisor (recompensa, coerção, legítimo e perícia) e dos conflitos (de tarefa e de relacionamento) entre supervisor e subordinado e entre colegas de um grupo de trabalho no bem-estar dos trabalhadores. Participaram deste estudo 130 trabalhadores oriundos de diversas empresas do estado de Goiás. A maioria (60%) foi do sexo feminino, com idade média de 30 anos (DP = 9,1). A escolaridade mínima foi correspondente ao Ensino médio, sendo que 52% possuíam nível superior completo e maioria desempenhava funções administrativas (75%). Além disso, trabalhavam há, no mínimo, três meses subordinados ao mesmo chefe e na mesma equipe. Para a medida das variáveis foram utilizadas escalas validadas que avaliaram os indicadores de BET, os conflitos e as bases de poder. Os dados foram submetidos a cálculos descritivos e a análises de regressão linear múltipla padrão. Os resultados indicaram que o modelo que reunia as variáveis antecedentes (bases de poder e conflitos supervisor-subordinado e intragrupal) explicou significativamente a variância dos componentes de satisfação no trabalho (20% de satisfação com o suporte organizacional, 15% da satisfação com a utilidade social da organização e do trabalho, 19% da satisfação com relacionamento afetivo no trabalho, 20% da satisfação com o reconhecimento profissional e 18% da insatisfação com a falta de suporte psicossocial). Destacaram-se como preditoras significativas e positivas de satisfação, as bases de poder legítimo e perícia e como preditor significativo e inverso de insatisfação com a falta de suporte psicossocial, o conflito de tarefa supervisor-subordinado. Os resultados sugerem que as bases de poder legítimo e perícia podem colaborar para aumentar a satisfação no trabalho e que a presença de conflito de tarefa parece enriquecer o trabalho, diminuindo a insatisfação. Tais resultados contribuem para um maior entendimento sobre os resultados ainda inconclusivos dos temas abordados.
Abstract: The work is recognized like a fundamental aspect in the human life. By decades it literature that studies it came back for the negative aspects of work in the worker's life and in the organization results. However, with the advent of the Positive Psychology consequence a studies focus deviation for the individual and organizational life positive aspects. In consequence of this new vision, it arose the concept of at work well-being, understood a psychological multidimentional construct, compound by three variables: job satisfaction, job involvement, and affective organizational commitment. Results of other studies point that reward power bases, legitimate power, power of reference and expertise power, and task conflicts induce functional results in context organizational variables, while power base of coercion and conflict of relationship induce disfunctional effects. The goal of this study was to investigate the power of explanation of the model formed by power basis of the supervisor (reward, coercion, legitimate and expert) and conflicts (task and relationship) between supervisor and subordinate and between members of group in the workers' well-being. They took part 130 workers from several companies of Goiás. Most (60%) belonged to the feminine sex, with average age of 30 years (SD = 9,1). The minimum education was corresponding to the average teaching, and 52% owned complete superior level and majority performed administrative functions (75%). Moreover, they worked, at least, three months subordinated to the same boss and at the same equips. For variables measure, were used validated scales evaluated BET's indicators, intragrupal conflicts and bases of power. The data were submitted at descriptive calculations and at analyses of multiple lineal regression standard. The results indicated that the model that gathered the antecedent variables (bases of power and conflicts between supervisor and subordinate and conflict between colegues) explained significantly variance of job satisfaction (20% of satisfaction with organizational support, 15% of the satisfaction with social utility of organization and work, 19% of satisfaction with affective job relationship, 20% of satisfaction with professional recognition and 18% of dissatisfaction with lack of psychossocial support). The significant and positive predictors of satisfaction were bases of legitimate power and expert. The significante and inverse preditor of dissatisfaction with lack of psychossocial support was the task supervisorsubordinate conflict. The results suggest that bases of legitimate power and expert can collaborate to increase job satisfaction and suggest too that presence of task conflict seems to enrich the work, decreasing dissatisfaction. Such results contribute for a larger understanding on the results still inconclusive of the boarded themes.
Keywords: Psicologia industrial
Cultura organizacional
Satisfação no trabalho
Bem-estar no trabalho
Bases de poder
Conflitos intragrupais
Well-being at work
Power bases
Intragrupal conflict
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: RESENDE, Patrícia Carneiro. Bem-estar no trabalho: influências das bases de poder do supervisor e dos tipos de conflito. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17059
Issue Date: 8-Aug-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Carneiro.pdf439.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.