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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16764
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A produção de paráfrases para a ampliação vocabular |
Autor: | Guimarães, Dayse Cardoso |
Primer orientador: | Dias, Eliana |
Primer miembro de la banca: | Martins, Evandro Silva |
Segundo miembro de la banca: | Ferraz, Aderlande Pereira |
Resumen: | Neste estudo, investigamos a relevância da produção de paráfrases inseridas em sequências didáticas, nos processos de ensino e aprendizagem de palavras, considerando o pressuposto de que há estreita relação entre as dificuldades de expressão e o vocabulário dos alunos. Com a referida proposta de intervenção pedagógica, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Federal de Uberlândia (PROFLETRAS-UFU), objetivamos contribuir para a ampliação do conhecimento lexical de estudantes do Ensino Fundamental. Haja vista as concepções teóricas adotadas neste trabalho, como a perspectiva de Fuchs (1982, 1985), compreendemos a paráfrase como estratégia de reformulação, por meio da qual o autor articula conhecimentos léxico-semânticos a aspectos contextuais na construção de uma relação de equivalência entre textos em dada situação comunicativa. Dessa maneira, em virtude da seleção lexical revelada nas paráfrases produzidas, a análise destas oportuniza reflexões lexicais mais adequadas e pertinentes ao público-alvo do ensino de vocabulário. Metodologicamente, a produção parafrástica para o ensino de vocabulário, apoiada teoricamente em Bezerra (2004), Leffa (2000), Meserani (2002), Ilari (2006), Gonçalves (1977), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros estudiosos, insere-se numa sequência didática que compreende: observação e manipulação atentas de itens lexicais, a partir da leitura de textos e produção de paráfrases escritas; e realização de módulos de atividades, a fim de conferir constância à reflexão lexical e ao uso das unidades lexicais que são foco de ensino. As paráfrases escritas e as demais atividades resolvidas pelos alunos constituem os dados para análise da efetividade do trabalho aplicado, cujos resultados comprovam a validade da produção de paráfrases no desenvolvimento do ensino de vocabulário e a ampliação do conhecimento lexical dos alunos, após um ensino intencional de palavras organizado em sequências didáticas. Diante disso, concluímos que o ensino explícito de unidades lexicais é viável e produtivo, estruturado em sequências didáticas, tendo em vista a produção e a análise de paráfrases escritas. |
Abstract: | In this study, we investigate the relevance of paraphrases production inserted in didactic sequences in the processes of teaching and learning of words, considering the presupposition that there is close relationship between the difficulties of expression and the vocabulary of the students. With this proposal of educational intervention developed in the Professional Master s Degree in Language and Literature at Universidade Federal de Uberlândia (PROFLETRAS-UFU), we aim to contribute to the expansion of lexical knowledge of students from elementary school. Considering the theoretical concepts adopted in this work, as the perspective of Fuchs (1982, 1985), we understand the paraphrase as a reformulation strategy whereby the author articulates lexical-semantic knowledge to contextual aspects in the construction of an equivalence relation among texts in a given communicative situation. Thus, due to lexical selection revealed in the produced paraphrases, the analysis of these ones gives an opportunity of more appropriate and relevant lexical reflections to the target audience of vocabulary teaching. Methodologically, the paraphrastic production for vocabulary teaching theory supported by Bezerra (2004), Leffa (2000), Meserani (2002), Ilari (2006), Gonçalves (1977), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among other specialists, is inserted in a didactic sequence that comprises: attentive observation and manipulation of lexical items from the reading of texts and the production of written paraphrases; and performing modules activities in order to confer constancy to lexical reflection and to the use of lexical units that are the teaching focus. Written paraphrases and other activities solved by the students are data for the effectiveness analysis of the applied work, which results prove the validity of paraphrases production in the development of vocabulary education and the expansion of lexical knowledge of the students, after an intentional teaching of words organized in didactic sequences. In addition, we conclude that the explicit teaching of lexical units is viable and productive, structured in teaching sequences, with a view to the production and the analysis of written paraphrases. |
Palabras clave: | Ensino de vocabulário Paráfrase Sequência didática Ampliação vocabular Vocabulary teaching Paraphrase Didactic sequence Vocabulary expansion Linguística Vocabulário Paráfrase |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Cita: | GUIMARÃES, Dayse Cardoso. A produção de paráfrases para a ampliação vocabular. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.393 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.393 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16764 |
Fecha de defensa: | 17-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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