Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16762
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fablinne Marani Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:46:52Z | - |
dc.date.available | 2016-01-07 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:46:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fablinne Marani Pereira. Glossário escolar : uma construção do aluno. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.376 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16762 | - |
dc.description.abstract | This study aims to apply an education intervention proposal which took students from the ninth grade of fundamental education from a public school to elaborate glossaries of terms from different disciplines and to spell lexical items studied. The methodology adopted for this intervention was based on research-action and the activity steps were detailed with the objective of describing all the construction stages of the individual educational glossary from the interaction with the group. The literature review brings considerations about the lexicon sciences, emphasizing the teaching of the lexicon for vocabulary enrichment. Contributed to the revision: Barbosa (1981) (1986) (1990) and (2009), Biderman (2001), Dias (2004), Galisson (1979), Garcia (2006), Matoré (1953), Picoche (1977), Vilela (1995), among others. Being the comprehension of the meanings of the words and terms the first step to direct the construction of other knowledge, the use of printed and online dictionaries as a source of research is paramount. With the analysis of glossaries, we understand that the activities that make the students research, both to record dictionary definitions as to build their own definitions, make the teachers rethink their teaching practice. Like any terminology research, we believe that the result led us to interesting considerations about our role as teacher and more: about the importance of lexicon teaching in fundamental education. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Intervenção didática | por |
dc.subject | Glossário | por |
dc.subject | Soletração | por |
dc.subject | Reflexões | por |
dc.subject | Didactic intervention | eng |
dc.subject | Glossary | eng |
dc.subject | Spelling | eng |
dc.subject | Considerations | eng |
dc.subject | Linguística | por |
dc.subject | Língua portuguesa - Vocabulários, glossários, etc. | por |
dc.subject | Lexicografia | por |
dc.title | Glossário escolar : uma construção do aluno | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Eliana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782833E6 | por |
dc.contributor.referee1 | Paula, Maria Helena de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706016Y3 | por |
dc.contributor.referee2 | Lima, Maria Cecília de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8129997J4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Letras | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo a aplicação de uma proposta de intervenção didática que levou os estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública a elaborar glossários de termos de diferentes disciplinas e a soletrar os itens lexicais trabalhados. A metodologia adotada para a intervenção se baseou na pesquisa-ação e os passos das atividades foram detalhados com o objetivo de descrever todas as etapas de construção do glossário escolar individual a partir da interação com o grupo. A revisão teórica traz considerações sobre as ciências do léxico, enfatizando o ensino do léxico para a ampliação vocabular. Contribuíram para a revisão: Barbosa (1981), (1986), (1990) e (2009), Biderman (2001), Dias (2004), Galisson (1979), Garcia (2006), Matoré (1953), Picoche (1977), Vilela (1995), dentre outros. Sendo a compreensão dos significados das palavras e dos termos o primeiro passo para direcionarmos a construção de outros saberes, o uso dos dicionários impresso e online como fonte de pesquisa é primordial. Com a análise dos glossários, entendemos que as atividades que fazem os estudantes pesquisarem, tanto para o registro das definições do dicionário quanto para a construção das próprias definições, levam os professores a repensarem sua prática pedagógica. Como toda pesquisa terminológica, acreditamos que o resultado nos levou a reflexões interessantes sobre nosso papel como professora e mais: sobre a importância do ensino do léxico no ensino fundamental. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.376 | por |
dc.orcid.putcode | 81766165 | - |
dc.crossref.doibatchid | d6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GlossarioEscolarConstrucao.pdf | 8.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.