Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Fablinne Marani Pereira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.available2016-01-07
dc.date.available2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.issued2015-08-10
dc.identifier.citationSILVA, Fablinne Marani Pereira. Glossário escolar : uma construção do aluno. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16762-
dc.description.abstractThis study aims to apply an education intervention proposal which took students from the ninth grade of fundamental education from a public school to elaborate glossaries of terms from different disciplines and to spell lexical items studied. The methodology adopted for this intervention was based on research-action and the activity steps were detailed with the objective of describing all the construction stages of the individual educational glossary from the interaction with the group. The literature review brings considerations about the lexicon sciences, emphasizing the teaching of the lexicon for vocabulary enrichment. Contributed to the revision: Barbosa (1981) (1986) (1990) and (2009), Biderman (2001), Dias (2004), Galisson (1979), Garcia (2006), Matoré (1953), Picoche (1977), Vilela (1995), among others. Being the comprehension of the meanings of the words and terms the first step to direct the construction of other knowledge, the use of printed and online dictionaries as a source of research is paramount. With the analysis of glossaries, we understand that the activities that make the students research, both to record dictionary definitions as to build their own definitions, make the teachers rethink their teaching practice. Like any terminology research, we believe that the result led us to interesting considerations about our role as teacher and more: about the importance of lexicon teaching in fundamental education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenção didáticapor
dc.subjectGlossáriopor
dc.subjectSoletraçãopor
dc.subjectReflexõespor
dc.subjectDidactic interventioneng
dc.subjectGlossaryeng
dc.subjectSpellingeng
dc.subjectConsiderationseng
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLíngua portuguesa - Vocabulários, glossários, etc.por
dc.subjectLexicografiapor
dc.titleGlossário escolar : uma construção do alunopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias, Eliana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782833E6por
dc.contributor.referee1Paula, Maria Helena de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706016Y3por
dc.contributor.referee2Lima, Maria Cecília de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8129997J4por
dc.description.degreenameMestre em Letraspor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo a aplicação de uma proposta de intervenção didática que levou os estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública a elaborar glossários de termos de diferentes disciplinas e a soletrar os itens lexicais trabalhados. A metodologia adotada para a intervenção se baseou na pesquisa-ação e os passos das atividades foram detalhados com o objetivo de descrever todas as etapas de construção do glossário escolar individual a partir da interação com o grupo. A revisão teórica traz considerações sobre as ciências do léxico, enfatizando o ensino do léxico para a ampliação vocabular. Contribuíram para a revisão: Barbosa (1981), (1986), (1990) e (2009), Biderman (2001), Dias (2004), Galisson (1979), Garcia (2006), Matoré (1953), Picoche (1977), Vilela (1995), dentre outros. Sendo a compreensão dos significados das palavras e dos termos o primeiro passo para direcionarmos a construção de outros saberes, o uso dos dicionários impresso e online como fonte de pesquisa é primordial. Com a análise dos glossários, entendemos que as atividades que fazem os estudantes pesquisarem, tanto para o registro das definições do dicionário quanto para a construção das próprias definições, levam os professores a repensarem sua prática pedagógica. Como toda pesquisa terminológica, acreditamos que o resultado nos levou a reflexões interessantes sobre nosso papel como professora e mais: sobre a importância do ensino do léxico no ensino fundamental.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GlossarioEscolarConstrucao.pdf8.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.