Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16753
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica
metadata.dc.creator: Silva, Caroline Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Cecília de
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Eliana
metadata.dc.contributor.referee2: Rios, Guilherme Veiga
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta o resultado da aplicação/análise de uma proposta de leitura e escrita, do gênero anúncio publicitário e do gênero anúncio de propaganda, para alunos do ensino fundamental, 9°Ano, com o objetivo de desenvolver leitores críticos e reflexivos. Na construção desse material, nos baseamos na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e na abordagem de ensino de gêneros da Escola de Sydney (ROTHERY,1996). A escolha dessas concepções deve-se ao fato de que elas se preocupam tanto com os aspectos linguísticos quanto com os aspectos sociais que norteiam a linguagem. Optamos em utilizar o gênero anúncio publicitário e de propaganda, situados no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a fim de resgatar a memória e a história do país, bem como para promover uma discussão atual diante de pedidos pela volta da ditadura. Quanto à metodologia, utilizamos a etnografia crítica (TAYLOR,1996) para a coleta de dados; e, para a análise, a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003). De forma geral, abordamos, de acordo com a concepção tridimensional do discurso, na prática textual, o vocabulário; na prática discursiva, os processos de produção, distribuição e consumo e a intertextualidade; e na prática social publicitária priorizamos questões voltadas à ideologia. Quanto à Escola de Sydney, utilizamos o ciclo de ensino de aprendizagem com os seguintes estágios: Negociação do Campo, Desconstrução, Construção Conjunta e Construção Independente. Os resultados desse trabalho demonstraram que os estudantes utilizaram com mais eficiência o sistema de escolhas disponíveis para a construção de seus discursos, bem como desenvolveram uma consciência crítica, conhecendo/reconhecendo seu passado, a sua identidade nacional. Ademais, a problematização das práticas discursivas permitiu uma discussão proveitosa em direção ao desvelamento de discursos ideológicos que mascaram relações de poder, possibilitando aos sujeitos/alunos questionar, lutar, ou aceitar conscientemente, as ideologias presentes nos mesmos discursos. Consideramos que as intervenções realizadas possibilitaram resgatar a memória, a história do país, e também, proporcionaram o desenvolvimento da formação da consciência linguística crítica do aluno.
Abstract: The present paper brings the result of the application/analysis of a reading and writing proposal, from the publicity gender announcement and the publicity advertisement announcement gender, to middle school students, from the 9th grade, with the aim of developing critical and reflexive readers. By building such material, we relied on the Critical Discourse Analyses (FAIRCLOUGH 2001, 2003) and also on the Sydney s teaching school genders (ROTHERY,1996). Such conceptions choices are due to the fact that they are concerned with the linguistics aspects as well as the social ones, which lead the language. One decided to use the publicity and advertisement announcement genders, both stated in the Brazilian Military Dictatorship, in order to rescue the memory and the county s history back, and also to promote a current argument on the claim of the dictatorship s return. As the methodology, we decided to use the critical ethnography (TAYLOR, 1996) to collect data; and to the analysis, we chose the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003). In other words, due to the three-dimensional conception of speech, we worked on the textual practice, the vocabulary; on the discursive practice, the production process, distribution and consumption and the intertextuality; and on the social publicity practice we prioritized questions about the ideology. On the Sydney s teaching, we used the teaching and learning cycle, with the following stages: Field Negotiation, Deconstruction, Joint Construction and Independent Construction. The results of this study, showed us that students used, more effectively the available choices system to the constructions of their own discourses, and also developed a critical consciousness, noticing/recognizing their past and their national identity. Moreover, the questioning of discursive practices allowed a profitable discussion towards the unveiling of ideological discourses that guise power relations, giving the subjects/students the possibility to make questions, fight, or even to accept consciously, the ideologies present in the same discourses. We considered that the interventions one created the possibility to bring back the memory, the country s history, as well as the development of the conscious formation of the critic linguistic in the student.
Keywords: Análise de discurso crítica
Gênero discursivo
Anúncio publicitário e anúncio de propaganda
Ensino de Língua Portuguesa
Critical discourse analysis
Discursive gender
Publicity and advertisement announcement
Portuguese Language teaching
Análise crítica do discurso
Anúncios
Propaganda
Língua Portuguesa - estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16753
Issue Date: 21-Aug-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GenerosAnuncioPublicitariio.pdf5.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.