Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16752
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A produção de texto de opinião nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho
Autor: Barbosa, Francisca Borges
Primer orientador: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Primer miembro de la banca: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Segundo miembro de la banca: Freitas, Silvane Aparecida de
Resumen: Com o objetivo de planejar, aplicar e discutir uma sequência de atividades que visa a contribuir para que o aluno do aluno de 9ª ano do Ensino Fundamental seja capaz de ler, entender e produzir textos de opinião. apresentamos uma proposta de produção escrita desse gênero a partir da perspectiva interacionista sociodiscursiva de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das sequências didáticas. Adotamos também os pressupostos bakhtinianos, a partir dos quais é possível contemplar as três dimensões constitutivas do gênero (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo). Para desenvolvermos a proposta, obedecemos às etapas previstas pela sequência didática. Assim, levamos os alunos ao conhecimento do objeto de trabalho, o texto de opinião, e propomos a primeira produção com intuito diagnóstico. A partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na primeira produção, priorizamos, nos módulos, atividades que contemplassem os três elementos constituintes do gênero e, por fim, trabalhamos a produção final, que foi lida por outros alunos do mesmo ano escolar que os alunos participantes da pesquisa e, também, foram expostas no mural da escola. Os resultados apontaram que trabalhar com o texto de opinião em sala de aula, a partir da sequência didática, contribui para que grande parte dos alunos ampliem a competência escritora. Constatamos que no percurso da produção inicial à produção final, muitos alunos construíram aprendizado acerca dos três elementos constituintes do gênero texto de opinião, uma vez que muitos deles foram capazes de posicionar-se com relação à temática proposta para as produções que foi namoro sem compromisso ficar e construir estratégias argumentativas que sustentassem suas opiniões. Além disso, eles trouxeram outras vozes para o texto construído na produção final e se apropriaram da linguagem especifica do gênero em estudo. Pontos negativos também foram percebidos, tanto durante a aplicação da pesquisa quanto durante a análise dos dados. Julgamos, por exemplo, o tempo previsto para a aplicação da proposta metodológica insuficiente para que um número maior de alunos pudesse alcançar resultados satisfatórios. De igual modo, o grande número de alunos que participou das atividades comprometeu a aplicação da pesquisa tal qual planejada.
Abstract: In order to plan, apply and discuss a series of activities with the intent of contributing to the 9th grade student of Elementary School to be able to read, understand and write texts of opinion. In order to show how the proposal of working the genre as a tool can help students to be successful on the comprehension and production of text of opinion, we proposed a production of this type of writing from the perspective of interactional sociodiscursive Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and didactic sequences. We also adopted the Bakhtinian assumptions, from that is possible to contemplate the three constitutive dimensions of genre (thematic content, compositional structure and style). To develop the proposal, we followed the planned steps by the didactic sequence. From that, the students were taken to the knowledge of the work object, the text of opinion; then, we propose the first production with diagnostic purposes. From the difficulties presented by the students in the first production, we prioritized in modules, activities that addressed the three elements of the genre, and finally, the final production work that was read by other students of the same school year that the participating students in the research. All the students productions were exposed on the school message board. The results showed that working with text of opinion in classroom, from the didactic sequence, helps students to obtain the writing competence. We noticed that in the course of initial production to final production, many students have built learning from the three constituents elements of the genre text of opinion, since many of them were able to stand by in relation to the proposed theme for the text productions that was dating without commitment - \"hook up\" and build argumentative strategies that supports their opinions. Besides, they have brought other voices to text built in the final production and appropriated themselves of the specific language of the genre being studied. Negative points were also noticed, both during the application of research and during data analysis. We found out, for example, that the time of the application of the methodological proposal was inadequate for a greater number of students could be able to achieve satisfactory results. Similarly, another point was considered, the large number of students who were participating in the activities affected the application of the research as it was planned.
Palabras clave: Ensino
Língua Portuguesa
Texto de opinião
Sequência didática
Education
Portuguese Language
Text of opinion
Didactic sequence
Língua Portuguesa - estudo e ensino
Língua Portuguesa - redação
Produção de textos
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: BARBOSA, Francisca Borges. A produção de texto de opinião nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.357
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.357
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16752
Fecha de defensa: 30-jul-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProducaoTextoOpiniaoAula.pdf1.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.