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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cantar a Revolução: as representações do zapatismo nos corridos mexicanos
Autor(es): Borges, Ana Cristina
Primeiro orientador: Paranhos, Adalberto de Paula
Primeiro membro da banca: Busetto, Áureo
Segundo membro da banca: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Resumo: A eclosão da Revolução Mexicana, em 1910, revelou a instabilidade dos processos econômicos, políticos e sociais que vinham sendo gestados no país desde o período da independência. Para além desses aspectos, a Revolução se fez sentir nas artes, na música, na literatura, na iconografia e outras manifestações culturais. E é a partir da análise cultural que se justifica a temática desta dissertação, cujo objetivo é identificar as representações do zapatismo presentes nas canções populares conhecidas como corridos . Parte da proposta metodológica consistiu numa pesquisa bibliográfica e também documental, calcada no levantamento, seleção e análise de corridos mexicanos produzidos durante o período revolucionário. Simultaneamente, busco compreender o papel dos corridos como meio de comunicação entre os camponeses e instrumento de divulgação dos ideais zapatistas. Nesse sentido, o trabalho estabelece um diálogo com a produção historiográfica evidenciando as relações entre história e cultura popular ao conferir ênfase especial à música popular. Tais interações envolvendo as experiências políticas e socioculturais podem, sem dúvida, descortinar outros cenários a respeito do zapatismo e da construção de uma memória revolucionária.
Abstract: The Mexican Revolution outbreak, in 1910, revealed the instability of the economic, political, and social processes that had been gestated in the country since the independence period. Beyond these aspects, the Revolution was felt in the arts, in music, literature, iconography, and in other cultural manifestations. It is in cultural analysis that the theme of this dissertation is justified, whose objective is to identify Zapatista representations found in popular songs known as corridos. Part of the proposed methodology of this study consisted of bibliographical and documentary research, based on the collection, selection, and analysis of Mexican corridos produced during the revolutionary period. Simultaneously, there is a try to understand the role of the corridos as a means of communication between farmers and as an instrument of propagation of Zapatista ideals. In this sense, this study establishes a dialogue with historiographic production and seeks to evidence the relationship between history and popular culture by giving special emphasis to popular music. Such interactions involving political and socio-cultural experiences can, most undoubtedly, uncover other scenarios of Zapatismo and of the construction of revolutionary memory.
Palavras-chave: Zapatismo
Corridos
Música popular
Representação
Revolução mexicana
Zapatismo
Corridos
Popular music
Representation
Mexican revolution
Música popular mexicana - História - Séc. XX
Música e história
Mexico - História - Revolução, 1910
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: BORGES, Ana Cristina. Cantar a Revolução: as representações do zapatismo nos corridos mexicanos. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.212
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.212
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16524
Data de defesa: 3-Mar-2016
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