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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16524
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Cantar a Revolução: as representações do zapatismo nos corridos mexicanos |
Author: | Borges, Ana Cristina |
First Advisor: | Paranhos, Adalberto de Paula |
First member of the Committee: | Busetto, Áureo |
Second member of the Committee: | Barros, Carla Miucci Ferraresi de |
Summary: | A eclosão da Revolução Mexicana, em 1910, revelou a instabilidade dos processos econômicos, políticos e sociais que vinham sendo gestados no país desde o período da independência. Para além desses aspectos, a Revolução se fez sentir nas artes, na música, na literatura, na iconografia e outras manifestações culturais. E é a partir da análise cultural que se justifica a temática desta dissertação, cujo objetivo é identificar as representações do zapatismo presentes nas canções populares conhecidas como corridos . Parte da proposta metodológica consistiu numa pesquisa bibliográfica e também documental, calcada no levantamento, seleção e análise de corridos mexicanos produzidos durante o período revolucionário. Simultaneamente, busco compreender o papel dos corridos como meio de comunicação entre os camponeses e instrumento de divulgação dos ideais zapatistas. Nesse sentido, o trabalho estabelece um diálogo com a produção historiográfica evidenciando as relações entre história e cultura popular ao conferir ênfase especial à música popular. Tais interações envolvendo as experiências políticas e socioculturais podem, sem dúvida, descortinar outros cenários a respeito do zapatismo e da construção de uma memória revolucionária. |
Abstract: | The Mexican Revolution outbreak, in 1910, revealed the instability of the economic, political, and social processes that had been gestated in the country since the independence period. Beyond these aspects, the Revolution was felt in the arts, in music, literature, iconography, and in other cultural manifestations. It is in cultural analysis that the theme of this dissertation is justified, whose objective is to identify Zapatista representations found in popular songs known as corridos. Part of the proposed methodology of this study consisted of bibliographical and documentary research, based on the collection, selection, and analysis of Mexican corridos produced during the revolutionary period. Simultaneously, there is a try to understand the role of the corridos as a means of communication between farmers and as an instrument of propagation of Zapatista ideals. In this sense, this study establishes a dialogue with historiographic production and seeks to evidence the relationship between history and popular culture by giving special emphasis to popular music. Such interactions involving political and socio-cultural experiences can, most undoubtedly, uncover other scenarios of Zapatismo and of the construction of revolutionary memory. |
Keywords: | Zapatismo Corridos Música popular Representação Revolução mexicana Zapatismo Corridos Popular music Representation Mexican revolution Música popular mexicana - História - Séc. XX Música e história Mexico - História - Revolução, 1910 |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Quote: | BORGES, Ana Cristina. Cantar a Revolução: as representações do zapatismo nos corridos mexicanos. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.212 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.212 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16524 |
Date of defense: | 3-Mar-2016 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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