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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16419
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983) |
Autor(es): | Galvão, Renata Silva de Oliveira |
Primeiro orientador: | Paranhos, Kátia Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Segundo membro da banca: | Dângelo, Newton |
Resumo: | Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tanto, atenho-me ao roteiro do espetáculo as Brincadeiras, que foi construído para as apresentações de rua. Com essa pesquisa tentei visualizar e compreender o processo histórico impresso na composição artística do grupo dando luz as trajetórias de atores que se propuseram romper com o circuito do teatro das salas fechadas e inaugurar um teatro alternativo que remonta uma cultura popular no âmbito da busca incessante de se aproximar de um público alvo, e é reconhecido pelo grupo como o povo brasileiro. |
Abstract: | This work investigates the theatrical group "Tá na Rua" in the early formative years (1980 to 1983) in order to understand the development and consolidation of an identity which is called popular. With this analysis I try to unveil the group's political position in a debate that is inserted in the concepts of cultural resistance of the post-1964. For that, I'll stick to the script of the show "As Brincadeiras", which was built for street performances. With this research I tried to visualize and understand the historical process printed on the artistic composition of the group giving birth to the trajectories of actors who proposed "break" with the circuit of the rooms of the theater closed and "inaugurate" an alternative theater that dates back a popular culture in the relentless pursuit of approaching a target, and is recognized by the group as the "Brazilian people." |
Palavras-chave: | Teatro - Aspectos políticos Cultura popular Identidade social História Teatro Cultura popular Política Identidade History Theater Popular culture Politics Identity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | GALVÃO, Renata Silva de Oliveira. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983). 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.109 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.109 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16419 |
Data de defesa: | 28-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
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