Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
Autor: Fernandes, Renan
Primer orientador: Ramos, Rosangela Patriota
Primer miembro de la banca: Ramos, Alcides Freire
Segundo miembro de la banca: Camargo, Robson Corrêa de
Resumen: No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos que priorizavam temáticas ligadas ao engajamento político. Tratava-se da ação contra a opressão estabelecida pela censura e perseguição política. Nesse novo momento que se estabelecia as reflexões perpassavam pela questão comercial assim como pela busca de novas concepções de linguagens estéticas. Dentro dessa perspectiva, a proposta deste trabalho é a análise das críticas teatrais envolvendo os espetáculos Macbeth (Fagundes Produções Artísticas, direção de Ulysses Cruz) e Trono de Sangue (Grupo Macunaíma, direção de Antunes Filho), ambas em 1992. Buscou-se, portanto, suscitar discussões que, dentro da perspectiva histórica, permitam a compreensão das questões envolvidas na recepção dos espetáculos e suas relações com a cena teatral contemporânea.
Abstract: In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene.
Palabras clave: Crítica teatral
História
Shakespeare
Brasil
Theatre critical
History
Shakespeare
Brazil
História e teatro
Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica
Teatro e sociedade
Teatro - Críticas
Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue
Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
Fecha de defensa: 23-feb-2011
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CenaTeatralRecepcao.pdf853.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.