Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Renan | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:50Z | - |
dc.date.available | 2011-03-18 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:50Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Crítica teatral | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Shakespeare | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Theatre critical | eng |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | Shakespeare | eng |
dc.subject | Brazil | eng |
dc.subject | História e teatro | por |
dc.subject | Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica | por |
dc.subject | Teatro e sociedade | por |
dc.subject | Teatro - Críticas | por |
dc.subject | Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue | por |
dc.subject | Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth | por |
dc.title | Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 | por |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | por |
dc.contributor.referee2 | Camargo, Robson Corrêa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253181Y4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos que priorizavam temáticas ligadas ao engajamento político. Tratava-se da ação contra a opressão estabelecida pela censura e perseguição política. Nesse novo momento que se estabelecia as reflexões perpassavam pela questão comercial assim como pela busca de novas concepções de linguagens estéticas. Dentro dessa perspectiva, a proposta deste trabalho é a análise das críticas teatrais envolvendo os espetáculos Macbeth (Fagundes Produções Artísticas, direção de Ulysses Cruz) e Trono de Sangue (Grupo Macunaíma, direção de Antunes Filho), ambas em 1992. Buscou-se, portanto, suscitar discussões que, dentro da perspectiva histórica, permitam a compreensão das questões envolvidas na recepção dos espetáculos e suas relações com a cena teatral contemporânea. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81764869 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CenaTeatralRecepcao.pdf | 853.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.