Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16357
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Chico Buarque e José Celso: embates políticos e estéticos na década de 1960 por meio do espetáculo teatral Roda Viva (1968) |
Autor(es): | Carvalho, Jacques Elias de |
Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primeiro membro da banca: | Furtado, João Pinto |
Segundo membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
Resumo: | Esta pesquisa buscou problematizar, por meio da análise do espetáculo teatral Roda Viva, as contradições de um dos períodos mais conturbados da história brasileira, a década de 1960. Roda Viva, texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Corrêa, chegou aos palcos em 1968 e desencadeou debates acirrados nos jornais e em diversos segmentos da sociedade. Para compreender tais questões, este trabalho se pautou nas reflexões teóricometodológicas da história cultural na tentativa de entender as nuanças do diálogo entre Arte e Sociedade. Dessa maneira, o espetáculo foi analisado como uma prática cultural que arregimenta em torno de si diversos posicionamentos propiciando um acirrado debate na sociedade, pois a defesa dos valores conservadores família, moral, bons costumes em um momento de recrudescimento do regime militar tornou-se evidente quando as discussões giravam em torno da cena teatral. O dramaturgo e encenador são chamados para o diálogo criando, assim, um universo rico de possibilidades e embates para o historiador. |
Abstract: | This research aims to analyze the theatrical spectacle, Roda Viva, pondering the controverssial issues related to the one of the most difficult moments of the Brazilian history, the 1960 s. Roda Viva written by Chico Buarque and directed by José Celso Martinez Corrêa, was performed for the first time in 1968, which caused discussion in journals and in other society areas. First of all, it rules about the "theorical-methodological" reflections of the cultural history, trying to understand the nuances between Art and Society. In this way, the spectacle was analyzed as a cultural practice that regiments various points of view, propriating debates in the society. In addition, the defense of conservative values family, ethical and well customs in a recrudescing moment of the military system became evident when the discussions turned around the theatrical scene. |
Palavras-chave: | História Espetáculo Década de 1960 Roda viva History Spectacle Decade of 1960 História e teatro - Brasil Buarque, Chico, 1944 - Roda Viva Crítica e interpretação Brasil Política e governo, 1960 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | CARVALHO, Jacques Elias de. Chico Buarque e José Celso: embates políticos e estéticos na década de 1960 por meio do espetáculo teatral Roda Viva (1968). 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.04 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.04 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16357 |
Data de defesa: | 24-Fev-2006 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JECarvalhoDISSPRT.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
14 Fotos Compactado com Winzip.zip | 7.8 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.