Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16351
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Fotografia e história : leituras e releituras do espaço urbano / Uberlândia - 1940-2008 |
Título (s) alternativo (s): | Photography and History: readings and rereadings of the urban place / Uberlândia 1940-2008. 2009 |
Autor: | Augusto, Paulo Soares |
Primer orientador: | Alem, João Marcos |
Primer miembro de la banca: | Seixas, Jacy Alves de |
Segundo miembro de la banca: | Cerasoli, Josianne Francia |
Tercer miembro de la banca: | Santos, Regina Maria dos |
Resumen: | Espaço de produção e reprodução, a cidade é por excelência o lugar a partir do qual a modernidade é debatida e representada. Os vários discursos sobre a cidade apresentam fragmentos de uma totalidade inalcançável. Uma das possibilidades de representação, a fotografia é apenas fragmento dentro de outros fragmentos discursivos, ou ponto de partida na tentativa de entender questões deixadas por outros sujeitos. Interpretar as representações da cidade é interpretá-la juntamente com seus sujeitos produtores. Nesta pesquisa, a representação fotográfica da cidade é interpretada ligada ao ideal de beleza, como ilustração da modernidade e do progresso que se materializam, de forma imperfeita, em fotos aéreas. Nestas, o sujeito é dissolvido ou desaparece na monumentalidade da forma urbana. Mas a cidade representada em fotos deixa outros vestígios que compõem uma ruptura em sua beleza, uma outra possibilidade de cidade que pode ser interpretada a partir de vestígios colhidos de forma esparsa na imprensa, nas entrelinhas das páginas dos jornais, que combinam cotidiano e violência. Os vestígios colhidos no Jornal permitem desviar o olhar e passar do grande plano, aéreo, à particularidade da produção da fotografia de um único sujeito perdido no espaço urbano. Todo esse conjunto de imagens nos possibilita indagar sobre as diferentes cidades que compõem a totalidade do xadrez urbano e também acerca de suas características aquém da modernidade. Características que procuramos investigar nos escritos críticos sobre a cidade e a partir dos quais procuramos construir uma interpretação da atualidade, proposta esta que se vale de escritos de historiadores, mas também de antropólogos visuais e que busca atribuir à fotografia uma instrumentalidade na pesquisa que se pretende crítica. |
Abstract: | A place of production and reproduction, the city in itself is by excellence a space where modernity is debated and represented. The various speeches on the city present fragments of an unreachable total. Photography, one of the possibilities of representation, is only a fragment in other speech fragments or starting point in the tentative to understand questions left by other subjects. Interpreting city representations is to interpret them together with their producing subjects. In this study a photographical representation of the city is interpreted tied to the ideal of beauty as an illustration of modernity and of progress that materialize in an imperfect shape in aerial photos. In these photos, the subject is dissolved or disappears in the monumentality of urban form. However the city represented in photos leaves other prints that compose a rupture in its beauty, another possibility of a city that could be interpreted from the prints collected in a sparse way from the media, between the lines in the papers which go with the daily life and violence. The collected prints in the Newspaper permit the looking away of the eye to the great plain, the aerial, the particularity of photographical production of a single subject lost in the urban space This whole group of images makes it possible for us to question the different cities that put the totality of the urban chess together and the characteristics beyond modernity. Characteristics that we seek to investigate in reviews written about the city and from which we seek to build an interpretation of the current day. This proposal is availed by writings of historians, but also by visual anthropologists and which seek to atribute to photography a tool for the research which it intends to critique. |
Palabras clave: | Fotografia Imaginário social Segregação socioespacial Photography History Social imagery Social spatial segregation Visual anthropology História social Cidades e vilas Fotografia - Aspectos antropológicos Interpretação fotográfica Antropologia visual |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | AUGUSTO, Paulo Soares. Photography and History: readings and rereadings of the urban place / Uberlândia 1940-2008. 2009. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16351 |
Fecha de defensa: | 5-feb-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo.pdf | 7.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.