Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAugusto, Paulo Soares-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:43Z-
dc.date.available2009-03-18-
dc.date.available2016-06-22T18:45:43Z-
dc.date.issued2009-02-05-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Paulo Soares. Photography and History: readings and rereadings of the urban place / Uberlândia 1940-2008. 2009. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16351-
dc.description.abstractA place of production and reproduction, the city in itself is by excellence a space where modernity is debated and represented. The various speeches on the city present fragments of an unreachable total. Photography, one of the possibilities of representation, is only a fragment in other speech fragments or starting point in the tentative to understand questions left by other subjects. Interpreting city representations is to interpret them together with their producing subjects. In this study a photographical representation of the city is interpreted tied to the ideal of beauty as an illustration of modernity and of progress that materialize in an imperfect shape in aerial photos. In these photos, the subject is dissolved or disappears in the monumentality of urban form. However the city represented in photos leaves other prints that compose a rupture in its beauty, another possibility of a city that could be interpreted from the prints collected in a sparse way from the media, between the lines in the papers which go with the daily life and violence. The collected prints in the Newspaper permit the looking away of the eye to the great plain, the aerial, the particularity of photographical production of a single subject lost in the urban space This whole group of images makes it possible for us to question the different cities that put the totality of the urban chess together and the characteristics beyond modernity. Characteristics that we seek to investigate in reviews written about the city and from which we seek to build an interpretation of the current day. This proposal is availed by writings of historians, but also by visual anthropologists and which seek to atribute to photography a tool for the research which it intends to critique.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectSegregação socioespacialpor
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectSocial imageryeng
dc.subjectSocial spatial segregationeng
dc.subjectVisual anthropologyeng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectCidades e vilaspor
dc.subjectFotografia - Aspectos antropológicospor
dc.subjectInterpretação fotográficapor
dc.subjectAntropologia visualpor
dc.titleFotografia e história : leituras e releituras do espaço urbano / Uberlândia - 1940-2008por
dc.title.alternativePhotography and History: readings and rereadings of the urban place / Uberlândia 1940-2008. 2009eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alem, João Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783189D1por
dc.contributor.referee1Seixas, Jacy Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721443P5por
dc.contributor.referee2Cerasoli, Josianne Francia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6por
dc.contributor.referee3Santos, Regina Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234056Y7por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoEspaço de produção e reprodução, a cidade é por excelência o lugar a partir do qual a modernidade é debatida e representada. Os vários discursos sobre a cidade apresentam fragmentos de uma totalidade inalcançável. Uma das possibilidades de representação, a fotografia é apenas fragmento dentro de outros fragmentos discursivos, ou ponto de partida na tentativa de entender questões deixadas por outros sujeitos. Interpretar as representações da cidade é interpretá-la juntamente com seus sujeitos produtores. Nesta pesquisa, a representação fotográfica da cidade é interpretada ligada ao ideal de beleza, como ilustração da modernidade e do progresso que se materializam, de forma imperfeita, em fotos aéreas. Nestas, o sujeito é dissolvido ou desaparece na monumentalidade da forma urbana. Mas a cidade representada em fotos deixa outros vestígios que compõem uma ruptura em sua beleza, uma outra possibilidade de cidade que pode ser interpretada a partir de vestígios colhidos de forma esparsa na imprensa, nas entrelinhas das páginas dos jornais, que combinam cotidiano e violência. Os vestígios colhidos no Jornal permitem desviar o olhar e passar do grande plano, aéreo, à particularidade da produção da fotografia de um único sujeito perdido no espaço urbano. Todo esse conjunto de imagens nos possibilita indagar sobre as diferentes cidades que compõem a totalidade do xadrez urbano e também acerca de suas características aquém da modernidade. Características que procuramos investigar nos escritos críticos sobre a cidade e a partir dos quais procuramos construir uma interpretação da atualidade, proposta esta que se vale de escritos de historiadores, mas também de antropólogos visuais e que busca atribuir à fotografia uma instrumentalidade na pesquisa que se pretende crítica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764720-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo.pdf7.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.