Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16343
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerla
metadata.dc.creator: Silva, Gilmar Alexandre da
metadata.dc.contributor.advisor1: Bessa, Karla Adriana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Alem, Joao Marcos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a trajetória histórica do crítico-cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004). Assim, serão abordadas as críticas de cinema, os filmes feitos por Sganzerla, suas influências cinematográficas e a relação histórica e cultural estabelecida entre o cineasta e o Brasil. Trilhando o caminho da História e do Cinema, buscamos apreender determinados aspectos da sociedade brasileira, sejam eles políticos ou culturais que, ao se imiscuírem na trajetória inquietante e polêmica de Rogério Sganzerla, podem nos fornecer pistas sobre os diferentes rumos pelos quais passou a história do país. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender, através das produções de Rogério Sganzerla, a importância de seus trabalhos para a cinematografia brasileira dentro de um escopo maior de análise, qual seja, a relação de Sganzerla com o cinema, com o Brasil e consigo mesmo.
Abstract: The aim of this study is to analyse the film critic Rogério Sganzerla s historical trajectory (1946-2004). Thus, film reviews will be approached as well as the critic s own films and his influence upon the film industry plus the historical and cultural relationship established between this movie maker and Brazil. By tracing history and the cinema, we try to understand some aspects of the Brazilian society such as the political and cultural ones, meddled with Rogério Sganzerla s restless and polemic trajectory, and which could furnish some clues on the different directions through which the history of the country has undergone. Hence, the objective of this work is to comprehend, through Rogério Sganzerla s productions, the importance of his labor for the Brazilian movie within a broader purpose, whichever is, Sganzerla s roll with the cinema, Brazil, and himself.
Keywords: Cinema brasileiro
História do Brasil
Rogério Sganzerla.
Critical film
Brazilian cinema
History of Brazil
Cinema e história
Crítica cinematográfica
Sganzerla, Rogério, 1946-2004 - Crítica e interpretação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: SILVA, Gilmar Alexandre da. Dançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerla. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16343
Issue Date: 24-Mar-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilmar Alexandre parte 1.pdf5.03 MBAdobe PDFView/Open
Gilmar Alexandre parte 2.pdf6.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.