Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Gilmar Alexandre da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:41Z-
dc.date.available2008-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:45:41Z-
dc.date.issued2008-03-24-
dc.identifier.citationSILVA, Gilmar Alexandre da. Dançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerla. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16343-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyse the film critic Rogério Sganzerla s historical trajectory (1946-2004). Thus, film reviews will be approached as well as the critic s own films and his influence upon the film industry plus the historical and cultural relationship established between this movie maker and Brazil. By tracing history and the cinema, we try to understand some aspects of the Brazilian society such as the political and cultural ones, meddled with Rogério Sganzerla s restless and polemic trajectory, and which could furnish some clues on the different directions through which the history of the country has undergone. Hence, the objective of this work is to comprehend, through Rogério Sganzerla s productions, the importance of his labor for the Brazilian movie within a broader purpose, whichever is, Sganzerla s roll with the cinema, Brazil, and himself.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectHistória do Brasilpor
dc.subjectRogério Sganzerla.por
dc.subjectCritical filmeng
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectHistory of Brazileng
dc.subjectCinema e históriapor
dc.subjectCrítica cinematográficapor
dc.subjectSganzerla, Rogério, 1946-2004 - Crítica e interpretação.por
dc.titleDançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerlapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bessa, Karla Adriana Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782441Y6por
dc.contributor.referee1Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799443Y8por
dc.contributor.referee2Alem, João Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783189D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221342U9por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar a trajetória histórica do crítico-cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004). Assim, serão abordadas as críticas de cinema, os filmes feitos por Sganzerla, suas influências cinematográficas e a relação histórica e cultural estabelecida entre o cineasta e o Brasil. Trilhando o caminho da História e do Cinema, buscamos apreender determinados aspectos da sociedade brasileira, sejam eles políticos ou culturais que, ao se imiscuírem na trajetória inquietante e polêmica de Rogério Sganzerla, podem nos fornecer pistas sobre os diferentes rumos pelos quais passou a história do país. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender, através das produções de Rogério Sganzerla, a importância de seus trabalhos para a cinematografia brasileira dentro de um escopo maior de análise, qual seja, a relação de Sganzerla com o cinema, com o Brasil e consigo mesmo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764655-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilmar Alexandre parte 1.pdf5.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Gilmar Alexandre parte 2.pdf6.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.