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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos
metadata.dc.creator: Davi, Tânia Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Kênia Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Capel, Heloisa Selma Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Reinato, Eduardo José
metadata.dc.contributor.referee4: Nunes, Leandro José
metadata.dc.description.resumo: Esta tese aborda a relação entre Cinema, Literatura e História a partir das adaptações fílmicas de São Bernardo e Vidas Secas - obras literárias de Graciliano Ramos levadas à tela pelos cineastas Leon Hirszman (1973) e Nelson Pereira dos Santos (1963), respectivamente. O escritor e os cineastas, pelas suas posições estéticas e políticas, procuraram edificar suas obras por meio de discussões que apontassem para os projetos, visões de mundo e ideais das categorias sociais não hegemônicas, mostrando um Brasil multifacetado e heterogêneo. Para perceber essas posições procuramos captar suas relações com as variadas propostas do realismo e das esquerdas ao longo da adaptação, produção e recepção dos livros e dos filmes, pois cada um buscou construir sua crítica às proposições e políticas das categorias sociais hegemônicas, assim como defendeu, a seu modo, posições estéticas e políticas paralelas, mas não necessariamente idênticas na busca por representar o Brasil.
Abstract: This thesis addresses the relationship between Cinema, Literature and History from the filmic adaptations of São Bernardo and Vidas Secas - literary Graciliano Ramos brought to the screen by filmmakers Hirszman Leon (1973) and Nelson Pereira dos Santos (1963), respectively. The writer and the filmmakers, through their aesthetic and political positions, sought to build their works through discussions that pointed to the projects, world views and ideals of non-hegemonic social categories, showing a Brazil multifaceted and heterogeneous. To realize these positions we try to capture its relations with the various proposals of realism and the left over the adaptation, production and reception of the books and movies, as each of the authors not only sought to build his criticism of propositions and policies of the hegemonic social categories, as advocated in his own way, aesthetic and political positions parallel, but not necessarily identical in seeking to represent Brazil.
Keywords: Cinema
Literatura
Representações
Realismo
Cinema
Literature
Representation
Realism
História social
Cinema e história - Brasil
Cinema e literatura - Brasil
Santos, Nelson Pereira dos, 1928
Hirszman, Leon, 1937-1987
Ramos, Graciliano, 1892- 1953 - Adaptações para cinema e vídeo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: DAVI, Tânia Nunes. O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2010. 210 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16287
Issue Date: 29-Nov-2010
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