Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDavi, Tânia Nunes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:24Z-
dc.date.available2010-12-15
dc.date.available2016-06-22T18:45:24Z-
dc.date.issued2010-11-29
dc.identifier.citationDAVI, Tânia Nunes. O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2010. 210 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16287-
dc.description.abstractThis thesis addresses the relationship between Cinema, Literature and History from the filmic adaptations of São Bernardo and Vidas Secas - literary Graciliano Ramos brought to the screen by filmmakers Hirszman Leon (1973) and Nelson Pereira dos Santos (1963), respectively. The writer and the filmmakers, through their aesthetic and political positions, sought to build their works through discussions that pointed to the projects, world views and ideals of non-hegemonic social categories, showing a Brazil multifaceted and heterogeneous. To realize these positions we try to capture its relations with the various proposals of realism and the left over the adaptation, production and reception of the books and movies, as each of the authors not only sought to build his criticism of propositions and policies of the hegemonic social categories, as advocated in his own way, aesthetic and political positions parallel, but not necessarily identical in seeking to represent Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectRealismopor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectRealismeng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectCinema e história - Brasilpor
dc.subjectCinema e literatura - Brasilpor
dc.subjectSantos, Nelson Pereira dos, 1928por
dc.subjectHirszman, Leon, 1937-1987por
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892- 1953 - Adaptações para cinema e vídeopor
dc.titleO cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramospor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee1Pereira, Kênia Maria de Almeida
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7por
dc.contributor.referee2Capel, Heloisa Selma Fernandes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1por
dc.contributor.referee3Reinato, Eduardo José
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768801Y4por
dc.contributor.referee4Nunes, Leandro José
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765645A0por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoEsta tese aborda a relação entre Cinema, Literatura e História a partir das adaptações fílmicas de São Bernardo e Vidas Secas - obras literárias de Graciliano Ramos levadas à tela pelos cineastas Leon Hirszman (1973) e Nelson Pereira dos Santos (1963), respectivamente. O escritor e os cineastas, pelas suas posições estéticas e políticas, procuraram edificar suas obras por meio de discussões que apontassem para os projetos, visões de mundo e ideais das categorias sociais não hegemônicas, mostrando um Brasil multifacetado e heterogêneo. Para perceber essas posições procuramos captar suas relações com as variadas propostas do realismo e das esquerdas ao longo da adaptação, produção e recepção dos livros e dos filmes, pois cada um buscou construir sua crítica às proposições e políticas das categorias sociais hegemônicas, assim como defendeu, a seu modo, posições estéticas e políticas paralelas, mas não necessariamente idênticas na busca por representar o Brasil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764939-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Tania.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.