Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16284
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
Autor(es): Lovaglio, Vânia Carvalho
Primeiro orientador: Ramos, Alcides Freire
Primeiro membro da banca: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Segundo membro da banca: Ramos, Rosangela Patriota
Terceiro membro da banca: Paoliello, Guilherme
Quarto membro da banca: Tacuchian, Ricardo
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o processo histórico que levou à construção do movimento de música contemporânea latino-americana em Belo Horizonte, mais especificamente, os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte, realizados nos anos 1986-1988-1992-2002, por meio da Fundação de Educação Artística. Buscou-se tomar conhecimento acerca de sua programação artístico-cultural (obras, compositores, intérpretes), na qual se encontram naturalmente incluídas a produção de música brasileira e mineira, bem como as questões teóricas apresentadas em forma de painéis temáticos. Diante da sua importância, não só em nível local, mas nacional e internacional, os Encontros de Compositores Latino-americanos tiveram um forte impacto social na cidade de Belo Horizonte nas décadas de 1980-90, principalmente no meio acadêmico, contribuindo para a formação musical de jovens compositores e intérpretes e para a estruturação da área de composição da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando os problemas comuns ao Brasil e à América Latina nas referidas décadas, uma mudança no quadro em favor da música contemporânea latino-americana passava necessariamente pela compreensão de que os aspectos político e econômico estavam intimamente relacionados ao cultural. Quanto à sua produção e difusão musical, conclamava-se uma maior participação de todos profissionais compositores, intérpretes, educadores musicais e musicólogos no sentido de interferir no modelo de ensino de música praticado nas instituições de nível fundamental, médio e universitário.
Abstract: The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composer s Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get knowledge of their artistic cultural programs (works, composers, performers) in which one can found included the production of Brazilian music and music of Minas Gerais, as well as the theoretical questions presented in form of Thematic Panels. As for their importance not only in local, but national and international levels, the Latin American Composer s Gatherings have had a strong social impact in the city of Belo Horizonte in the decades of 1980-90, mainly through the academic scene, contributing to the musical formation of young composers and performers and for the structure of the musical composition area at the Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. As far as the common problems facing Brazil and Latin America on the above decades are concerned, a changing in favor of the Latin American contemporary music passed necessarily by the understanding that the politic and economic aspects were strongly connected with the cultural one. As for their production and musical diffusion, a major participation of all professionals - composers, performers, educators and musicologists - in the sense of interfering in the current teaching musical model practiced in institutions of fundamental, median and college levels.
Palavras-chave: Música contemporânea brasileira e latino-americana
Festival de Inverno de Ouro Preto e Diamantina
Encontros de compositores latino-americanos de Belo Horizonte
Eventos de música contemporânea latino-americana no Brasil
Brazilian and latin american contemporary music
Ouro Preto and Diamantina winter festival
Latin american composer s gatherings of Belo Horizonte
Latin american contemporary music events in Brazil
Música - Minas Gerais - História e crítica
Música - Minas Gerais - Séc. XX-XXI - Congressos
Compositores - Latino-americanos
Festivais de música
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: LOVAGLIO, Vânia Carvalho. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002). 2010. 336 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16284
Data de defesa: 12-Mar-2010
Aparece nas coleções:TESE - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vania.pdf5.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.