Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLovaglio, Vânia Carvalho
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:23Z-
dc.date.available2010-07-01
dc.date.available2016-06-22T18:45:23Z-
dc.date.issued2010-03-12
dc.identifier.citationLOVAGLIO, Vânia Carvalho. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002). 2010. 336 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16284-
dc.description.abstractThe aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composer s Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get knowledge of their artistic cultural programs (works, composers, performers) in which one can found included the production of Brazilian music and music of Minas Gerais, as well as the theoretical questions presented in form of Thematic Panels. As for their importance not only in local, but national and international levels, the Latin American Composer s Gatherings have had a strong social impact in the city of Belo Horizonte in the decades of 1980-90, mainly through the academic scene, contributing to the musical formation of young composers and performers and for the structure of the musical composition area at the Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. As far as the common problems facing Brazil and Latin America on the above decades are concerned, a changing in favor of the Latin American contemporary music passed necessarily by the understanding that the politic and economic aspects were strongly connected with the cultural one. As for their production and musical diffusion, a major participation of all professionals - composers, performers, educators and musicologists - in the sense of interfering in the current teaching musical model practiced in institutions of fundamental, median and college levels.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica contemporânea brasileira e latino-americanapor
dc.subjectFestival de Inverno de Ouro Preto e Diamantinapor
dc.subjectEncontros de compositores latino-americanos de Belo Horizontepor
dc.subjectEventos de música contemporânea latino-americana no Brasilpor
dc.subjectBrazilian and latin american contemporary musiceng
dc.subjectOuro Preto and Diamantina winter festivaleng
dc.subjectLatin american composer s gatherings of Belo Horizonteeng
dc.subjectLatin american contemporary music events in Brazileng
dc.subjectMúsica - Minas Gerais - História e críticapor
dc.subjectMúsica - Minas Gerais - Séc. XX-XXI - Congressospor
dc.subjectCompositores - Latino-americanospor
dc.subjectFestivais de músicapor
dc.titleMúsica Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee1Pereira, Kênia Maria de Almeida
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7por
dc.contributor.referee2Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee3Paoliello, Guilherme
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127662T8por
dc.contributor.referee4Tacuchian, Ricardo
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797227D2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773662T2por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender o processo histórico que levou à construção do movimento de música contemporânea latino-americana em Belo Horizonte, mais especificamente, os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte, realizados nos anos 1986-1988-1992-2002, por meio da Fundação de Educação Artística. Buscou-se tomar conhecimento acerca de sua programação artístico-cultural (obras, compositores, intérpretes), na qual se encontram naturalmente incluídas a produção de música brasileira e mineira, bem como as questões teóricas apresentadas em forma de painéis temáticos. Diante da sua importância, não só em nível local, mas nacional e internacional, os Encontros de Compositores Latino-americanos tiveram um forte impacto social na cidade de Belo Horizonte nas décadas de 1980-90, principalmente no meio acadêmico, contribuindo para a formação musical de jovens compositores e intérpretes e para a estruturação da área de composição da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando os problemas comuns ao Brasil e à América Latina nas referidas décadas, uma mudança no quadro em favor da música contemporânea latino-americana passava necessariamente pela compreensão de que os aspectos político e econômico estavam intimamente relacionados ao cultural. Quanto à sua produção e difusão musical, conclamava-se uma maior participação de todos profissionais compositores, intérpretes, educadores musicais e musicólogos no sentido de interferir no modelo de ensino de música praticado nas instituições de nível fundamental, médio e universitário.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764935-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vania.pdf5.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.